Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As estruturas industriais dos estados brasileiros nas últimas três décadas. td-100_P.pdf399.7 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: As estruturas industriais dos estados brasileiros nas últimas três décadas
Autor(es): Sousa, Filipe Lage de
Palavras-chave: Estrutura industrial - Brasil
Industrial structures - Brazil
Concentração industrial - Brasil
Industrial concentration - Brazil
Data do documento: 2003
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O propósito deste artigo é avaliar como evoluíram as estruturas industriais dos estados brasileiros nas últimas três décadas. Numa primeira instância, o objetivo é verificar o nível de especialização e concentração setorial dos estados brasileiros, utilizando-se os índices de Krugman e Gini, respectivamente. Com os resultados desses dois índices, os estados brasileiros são separados em quatro grupos, segundo o método de grupamento de médias K. Através de um produto interno usual entre o vetor da distribuição da produção industrial dos setores nos estados e vetores de algumas características desses setores (chamado de viés das características da indústria – VCI), verifica-se em que tipos de indústrias os estados estão se especializando e ou se concentrando. Uma análise multivariada de componentes principais é feita com os VCIs, sendo esses componentes usados para verificar a similaridade dos estados. Os principais resultados mostram que os fortes investimentos em infra-estrutura na década de 70 e a abertura comercial na década de 90 provocaram mudanças significativas na composição industrial dos estados.
Descrição: O autor agradece os comentários e às sugestões de Fabio Giambiagi, Fernando Pimentel Puga e Sérgio Guimarães Ferreira. No entanto, qualquer eventual imprecisão é de única responsabilidade do autor.
Citação: SOUSA, Filipe Lage de. As estruturas industriais dos estados brasileiros nas últimas três décadas. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2003. 29 p. (Textos para discussão ; 100).
Série/Relatório no.: Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);100
Tipo: Folheto
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/8494
Data Disponibilização: 2016-07-20T14:26:08Z
2018-03-19T19:21:46Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/8494
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.