Elaborar documento para envio ao BNDES

O propósito desta aplicação é gerar um documento eletrônico* na forma de um arquivo que será protocolado no BNDES. Uma vez protocolado no BNDES, o cliente pode acompanhar a análise do seu pleito até a conclusão e eventualmente durante o processo ser solicitado a prestar novas informações ou efetuar correções no pleito original.

* Documento eletrônico — Arquivo contendo os dados preenchidos no formulário e documentos comprobatórios anexados. Este arquivo é estruturado seguindo o padrão (XML).

Elaboração do documento

Preencha os campos de informação do formulário. Atente para os links de ajuda quando quiser esclarecer alguma dúvida de preenchimento.

Responsável na empresa ou instituição pelo relacionamento com o BNDES

Pessoa de contato na empresa/instituição, responsável pelo relacionamento e pela autenticidade das informações prestadas ao BNDES no referido documento. O responsável receberá e-mails automáticos sobre o andamento do processo.

Protocolar documento

Uma vez preenchidas as informações e eliminadas todas as pendências, o documento está pronto para ser protocolado. Após ser protocolado, será gerada uma Chave de Acesso que deverá ser mantida em local seguro.

No caso de utilizar certificado (e-CPF ou e-CNPJ), alguns passos poderão ser simplificados (veja em Certificado digital).

Ao utilizar a opção de menu "Protocolar" ou "Reapresentar", siga os seguintes passos:

  1. Informe as letras exibidas na imagem e clique em enviar (pode demorar alguns minutos dependendo do tamanho do documento). Caso esteja usando e-CPF ou e-CNPJ , ou já tiver autorização para reapresentar, não será necessário informar o captcha.
  2. No caso de reapresentação, é necessário informar a Chave de Acesso recebida no primeiro protocolo do processo, caso a não haja autorização definida.
  3. Após a transferência do documento ser concluída, um código é automaticamente enviado para o o primeiro e-mail de contato informado na aba Responsável. Informe este código no campo disponível na tela para efetivar o protocolo. No caso do e-CNPJ ou e-CPF, se o e-mail definido como responsável for o mesmo do definido no e-CPF ou e-CNPJ, não será necessário confirmar o e-mail.
  4. Após o protocolo, será gerada uma Chave de Acesso. Utilize o botão gravar para guardá-la em um arquivo no seu computador local ou armazene em ou outro local seguro (não é gerada nova chave de acesso na reapresentação de documento).
    OBS1: Ao ganhar uma Chave de Acesso, é disponibilizada a opção de utilizar um QRCode para facilitar o acompanhamento do processo pelo celular (é necessário utilizar um aplicativo, em geral gratuito, no celular para leitura do QRCode). Utilize o código de segurança do QRCode (quatro letras) para acessar ao processo do POL, utilizando o QRCode no celular.
    OBS2: A Chave de Acesso é suficiente para recuperar o documento , acompanhar o processo e submeter novas informações ao BNDES. Guarde-a em local reservado.
    Exemplo:

Documentos assinados

Procedimento para assinatura utilizando o Adobe Reader

Chave de acesso e acompanhamento do processo

A Chave de Acesso permite a interação do cliente com o processo que foi aberto a partir do primeiro protocolo do documento. Com esta chave é possível:
  1. Recuperar o documento originalmente protocolado e exibi-lo para consulta ou para fazer download para o seu computador.
  2. Verificar o estado do documento (Protocolado, Em andamento, Devolvido, Aguardando Informações, Concluído ou Cancelado);
  3. Reapresentar um documento que foi devolvido pelo BNDES (estado "Devolvido");
Estas funcionalidades estão disponíveis na opção de menu Chave de acesso do Protocolo On-Line.

Reapresentar documento

Caso o documento tenha sido devolvido pelo BNDES (estado "Devolvido"), é necessário realizar correções ou acrescentar novas informações que foram solicitadas. Para fazer isto:
  1. Acesse o processo do documento originalmente protocolado informando a Chave de Acesso no link https://web.bndes.gov.br/POL.
  2. Selecione a opção "Reapresentar": o documento será exibido no para ser alterado;
  3. Efetue as correções no documento. É recomendável salvar uma cópia do documento durante e ao final das correções.
  4. Selecione a opção de menu "Reapresentar" para protocolar novamente o documento:

Orientações quanto à digitalização de documentos

Quando se deve digitalizar documentos, alguns aspectos devem ser observados de modo a garantir que as imagens possam ser reconhecidas com clareza pelo BNDES e ao mesmo tempo não gerem arquivos desnecessariamente grandes, que podem prejudicar ou inviabilizar seu processamento e envio pela internet.

Recomendações:

Envio para o BNDES

  1. Recebi e-mail dizendo que o documento foi DEVOLVIDO pelo BNDES. O que isso significa? Como devo proceder?
    R.: Quando o BNDES devolve um documento, não significa que ele foi cancelado. Ao devolver um documento, o BNDES espera que ele seja reapresentado. A reapresentação do documento é equivalente ao protocolo de uma nova versão do documento original, porém ainda relacionado ao mesmo processo. Para tanto, precisa ser devidamente alterado conforme as orientações informadas pelo BNDES no site Protocolo On-Line e também copiadas no email automático.

    A reapresentação deve ser iniciada a partir da inserção da Chave de Acesso no site do Protocolo On-Line.

  2. Recebi e-mail informando que meu documento foi CANCELADO pelo BNDES. O que isso significa? Como devo proceder?
    R.: Ao cancelar um documento, o BNDES encerra o processo a ele relacionado. Geralmente, significa que o documento protocolado não atendeu a requisitos demandados. Ao contrário da devolução (estado devolvido), um documento cancelado não pode ser alterado reapresentado.

    É possível, todavia, após atender as solicitações exigidas pelo BNDES, protocolar um novo documento e com isso iniciar um novo processo. Neste caso, será gerada uma nova Chave de Acesso para que seja possível acompanhar o novo processo relacionado ao novo documento.

  3. O que é e-mail de confirmação?
    R.: É a mensagem gerada automaticamente pelo sistema de Protocolo On-Line do BNDES para envio do código de confirmação que tem a finalidade de validar o endereço eletrônico informado no campo "E-mail" da aba "Responsável pelo relacionamento com o BNDES". O referido código de confirmação é composto de quatro letras e precisa ser informado para finalizar o protocolo on-line do documento.
  4. Como identifico o email de confirmação enviado pelo BNDES em minha caixa postal?
    R.: O email de confirmação eh enviado automaticamente para o endereço informado no campo "E-mail" na aba "Responsável pelo relacionamento com o BNDES"‎ do Conjunto de Fichas. ‎O email contém a seguinte estrutura:
    Remetente: POL BNDES "noreply@bndes.gov.br"
    Assunto: Confirmação de e-mail

    Código de confirmação: ABCD
    Excepcionalmente, no caso de fechar a janela de protocolo do documento, é possível utilizar o seguinte caminho para realizar a confirmação do e-mail: https://web.bndes.gov.br/POL/?acao=confirmar_email_protocolo&id_controle=XXXXXXXXXXXXXXXXX&email=xpto@xpto.com.br
  5. Não recebi o email de confirmação, o que devo fazer?
    R.: Siga os seguintes passos:
    1. abra o arquivo confira o endereço de email informado no campo "email do Responsável" na aba "Responsável pelo relacionamento com o BNDES"‎ do Conjunto de Fichas
    2. certifique-se que ‎possui acesso à Internet
    3. acesse a caixa postal referente ao endereço de email informado no campo "email do Responsável" na aba "Responsável pelo relacionamento com o BNDES"‎ do Conjunto de Fichas
    4. confira a caixa de entrada e também a pasta "SPAM" ou similar (anti-spam, mensagens indesejadas etc), caso encontre ‎a mensagem do BNDES-POL (Protocolo On-Line), adote a seguintes medidas (link) para evitar que seu aplicativo de email classifique as mensagens automáticas do BNDES-POL como possível SPAM
    5. aguarde cerca de um minuto, pois a velocidade de conexão ‎à internet pode variar bastante, e repita os passos de 1 a 4
  6. O sistema está demandando informar a Chave de Acesso, o que é isso?
    R.: A Chave de Acesso é um conjunto de 40 caracteres que é gerado no momento em que o protocolo eletrônico é finalizado com sucesso. A pessoa que finalizou o protocolo eletrônico foi orientada pelo sistema a guardar a chave de acesso em local seguro e a nunca informá-la a outras pessoas, nem mesmo a funcionários do BNDES. Ela é razoavelmente similar a uma senha, e quem a possuir terá acesso às funcionalidades disponíveis no site do Protocolo On-Line relativas àquele documento.
  7. Como recupero a chave de acesso?
    R.: A Chave de Acesso é necessária para interagir com o sistema de Protocolo On-Line do BNDES. A pessoa que finalizou o protocolo eletrônico do documento recebeu a chave de acesso na tela do sistema e foi orientada a guardá-la em local seguro. Naquele momento, o sistema permitiu gravar um arquivo TXT contendo a chave de acesso. Siga os seguintes passos:
    1. Procure o arquivo com extensão '.TXT' que você deve ter salvo ao concluir o protocolo on-line. Este arquivo contém a Chave de Acesso e o sistema sugere um nome padrão para ele conforme a seguir.
    2. Exemplo de arquivo com chave de acesso: Protocolo On-line BNDES-40f21bae.txt

    3. Procure arquivos com o texto "Protocolo On-Line do BNDES"
    4. Caso não consiga recuperar sua Chave de Acesso, entre em contato com a Central de Atendimento do BNDES (0800 7026337).
  8. Como verifico o andamento do processo?
    R.:
    1. Tenha em mãos sua Chave de Acesso
    2. Acesse o site do Protocolo On-Line do BNDES http://web.bndes.gov.br/POL
    3. Informe a Chave de Acesso e clique em enviar.

Glossário