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Título: Priorizando o cliente no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas: um estudo de caso do Portal do Cliente
Título(s) alternativo(s): Prioritizing the client when developing technological tools: a case study of the Client Portal
Autor(es) BNDES: Araújo, Taís Amanda Jorge de
Neves, Eduardo Martins
Frankel, Roy David
Camara, Carlos Eduardo Nobre da
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Brazilian Development Bank
Sistema BNDES
BNDES System
Programa BNDES de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus
BNDES Crédito Pequenas Empresas
BNDES Finem
Tecnologia digital
Digital technology
Tecnologia da informação - Brasil
Information technology - Brazil
Instituições financeiras governamentais
Government financial institutions
Inovações tecnológicas - Brasil
Technological innovations - Brazil
Estudo de casos
Case studies
FINAME
Programa BNDES Crédito Cadeias Produtivas
Portais da Web - Brasil
Web portals
Data do documento: Dez-2020
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: Este artigo busca apresentar um estudo de caso da implementação de uma ferramenta tecnológica – o Portal do Cliente – e alguns dos seus impactos no BNDES. Para isso, inicialmente são apresentadas algumas questões transversais relacionadas ao processo de transformação digital que perpassa nossa sociedade, trazendo essa discussão para o setor bancário, especialmente em sua vertente pública. Depois, são apresentadas algumas ferramentas e sistemas do BNDES, seguidas da apresentação do Portal do Cliente, ferramenta central para o processo de concessão de crédito na modalidade direta a partir de 2020. Essa ferramenta é apresentada com uma vertente histórica, funcional e técnica, de modo que essa experiência possa ser disseminada para o público especializado e replicada por outras instituições públicas e privadas que busquem melhorar a experiência de seus clientes.
Abstract: This article aims to present a case study of the developing and usage of a technological tool – the Client Portal – and some impacts in the Brazilian Development Bank (BNDES). In order to do so, some transversal issues related to the process of digital transformation that permeates our society are presented, bringing this discussion to the banking sector, especially in the public sector. Then, some tools and systems used by BNDES are explained, followed by the presentation of the Client Portal, a central tool for the process of direct loans granting in 2020. This tool is presented in a historical, technical and functional approach, in order to share this experience with the specialized public and to enable its replication to other public and private institutions that aim to improve their clients’ experience.
Descrição: Inclui bibliografia: p. 166-171 e notas de rodapé
É parte de: Revista do BNDES, v. 27, n. 54, dez. 2020
Citação: ARAUJO, Taís Amanda Jorge de [et al.]. Priorizando o cliente no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas: um estudo de caso do Portal do Cliente = Prioritizing the client when developing technological tools: a case study of the Client Portal. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 27, n. 54, p. [166]-171, dez. 2020.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/20561
Data Disponibilização: 2021-02-19T19:25:39Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

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