Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concurso0212_33_premiobndes_Mestrado_P_BD.pdf20.58 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: O setor de internet no Brasil: uma análise da competição no mercado de acesso
Autor(es): Pereira, Marcelo de Carvalho
Orientador(es): Dequech Filho, David
Palavras-chave: Internet - Brasil
Concorrência - Brasil
Indústria da informação - Brasil
Economia do conhecimento - Brasil
Internet - Brazil
Competition - Brazil
Information industry - Brazil
Knowledge economy - Brazil
Data do documento: 2014
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O objetivo desta dissertação é o estudo da dinâmica da competição no mercado de acesso do setor de internet brasileiro, por meio da aplicação de metodologia de simulação computacional agent-based do tipo history-friendly, com base na abordagem da teoria dos sistemas complexos. O foco de pesquisa são a análise dos processos de organização e mudança da estrutura do setor de internet e seu impacto na dinâmica competitiva interfirma no mercado de serviço de acesso à internet, no período 1996-2010. A hipótese central é que características específicas do ambiente institucional do setor foram determinantes sobre a dinâmica desses processos. O modelo de simulação será construído com base na teoria evolucionária neoschumpeteriana, somada aos atributos relevantes da teoria institucional contemporânea. Como será demonstrado, os resultados empíricos não são adequadamente explicados por cada uma dessas teorias, individualmente, tampouco pela organização industrial tradicional. A hipótese de trabalho é que a integração de uma dupla perspectiva teórica, coevolucionária, permitirá o tratamento adequado dos fatos estilizados provenientes da análise empírica sobre o setor. Será proposta solução de modelagem para responder a algumas das questões relevantes sobre a dinâmica competitiva no mercado de acesso à internet. Espera-se que os resultados obtidos sejam relevantes para aumentar a compreensão sobre um importante setor no Brasil, por meio de uma abordagem inovadora. A pesquisa proposta pretende oferecer uma contribuição aos estudos sobre dinâmica setorial e competição em indústrias diferenciadas, dentro da área de economia industrial.
Descrição: Bibliografia: p. 405-442
Originalmente apresentado como dissertação de mestrado ao Instituto de Economia da Unicamp para obtenção do título de mestre em Ciências Econômicas
1º lugar no 33º Prêmio BNDES de Economia, categoria mestrado
Citação: PEREIRA, Marcelo Carvalho. O setor de internet no Brasil: uma análise da competição no mercado de acesso. Rio de Janeiro: BNDES, 2014. (Prêmio BNDES de Economia)
Série/Relatório no.: Prêmio BNDES de Economia;33. : 2014
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3241
Data Disponibilização: 2015-01-16T18:49:20Z
2018-03-19T19:26:48Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3241
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.