Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Maria de-
dc.date.accessioned2015-01-30T19:50:09Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:15:36Z-
dc.date.available2015-01-30T19:50:09Z-
dc.date.available2018-03-19T16:15:36Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline Maria de. Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e da ampliação da jornada escolar: uma ampliação de estimadores de matching . Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 33, p. 281-306, jun. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3345-
dc.descriptionBibliografia: p. 304-306pt_BR
dc.descriptionEste artigo é uma síntese da dissertação de mestrado da autora, defendida no Departamento de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em 2008, orientada pelo professor Naércio Aquino de Menezes-Filho, e que obteve o segundo lugar no 31° Prêmio BNDES de Economia.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é contribuir para a identifi cação do impacto de políticas de redução do tamanho da classe e de aumento da jornada escolar sobre o rendimento escolar. Para tanto, a metodologia de matching é aplicada aos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). Os resultados indicam que a ampliação de quatro para cinco horas na jornada dos estudantes está associada a um movimento de 0,20 desvio padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 alunos é de um movimento de 0,26 desvio padrão na distribuição de profi ciência. A comparação dessas duas políticas sugere que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas tem a maior razão benefício-custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to help identify the impact on school performance of policies aimed at reducing class size and increasing the school day. For this, the matching methodology is applied to data from the Elementary School Assessment System (SAEB). The results indicate that a change from four to fi ve hours in the school day increases math test scores by 0.20 standard deviations. As for class the size, the expected outcome from reducing the number of students from 38 to 30 is an increase of 0.26 standard deviations in test scores. The comparison between these two policies suggests that increasing the school day from four to fi ve daily hours has the most advantageous cost/benefit ratio, compared to the policies to reduce class size, when the classrooms have 33 students or less. However, class size reduction policy is more cost-effective when class size is large.pt_BR
dc.format.extentp. 281-306pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectQualidade (Educação)pt_BR
dc.subjectEducation - Brazilpt_BR
dc.subjectEducation and state - Brazilpt_BR
dc.subjectQuality (Education)pt_BR
dc.titleCusto-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e da ampliação da jornada escolar : uma ampliação de estimadores de matchingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB 33 Custo-efetividade de políticas de redução_P.pdf435.72 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.