Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRCap215703_Não basta ser tech.pdf637.9 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Não basta ser "tech": o choque de produtividade da soja transgênica no desmatamento e usos do solo no Brasil
Other Titles: Não basta ser tech: o choque de produtividade da soja transgênica no desmatamento e usos do solo no Brasil
Authors: Costa, Lucas de Almeida Nogueira da
Rocha, Romero
Keywords: Solo - Uso - Brasil
Land use - Brazil
Desmatamento - Brasil
Clearcutting - Brazil
Soja - Plantio - Brasil
Soybean - Planting - Brazil
Agropecuária - Brasil
Agriculture - Brazil
Issue Date: 2022
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: Este artigo utiliza o contexto da introdução da semente transgênica da soja no Brasil para estimar potenciais efeitos desse choque de produtividade agrícola nos usos do solo dos três principais biomas brasileiros. Por meio de um modelo empírico de diferenças-em-diferenças ao nível do pixel de 9 km×9 km e da base detalhada do MapBiomas, foi possível estimar se o aumento potencial da produtividade da soja provocado pela inovação da semente transgênica influenciou na expansão ou diminuição dos principais usos naturais e agropecuários do solo, considerando possíveis heterogeneidades entre os biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Os principais resultados encontrados sugerem que, na Amazônia, os efeitos desse choque tendem para um movimento similar ao paradoxo de Jevons, no qual o aumento da produtividade do fator de produção terra teria incentivado ainda mais a sua utilização ou ocupação. Nos biomas com usos do solo mais consolidados, como Mata Atlântica e Cerrado, esse choque de produtividade tampouco teria sido capaz de sustentar uma trajetória de transição florestal baseada no land sparing. Nesses casos, as principais transições percebidas foram de usos agropecuários menos produtivos e rentáveis para a soja, enquanto na Amazônia foi possível observar a diminuição de vegetação nativa para ocupação não só pela soja, mas também para usos agropecuários menos rentáveis, como as pastagens. Sabendo que a intensificação da produção agropecuária e os ganhos de produtividade são desejados e estratégicos para o desenvolvimento do país, este artigo contribui para o entendimento de que essas estratégias não levam automaticamente para o caminho da conservação ambiental. É preciso que políticas públicas que fiscalizam e monitoram atividades ilegais sejam capazes de impedir a expansão da fronteira do desmatamento e andem juntas ao desenvolvimento sustentável dos setores agropecuários, evitando os custos sociais de potenciais externalidades negativas, de modo que esse desenvolvimento seja sinérgico ao combate às mudanças do clima.
Description: Este artigo foi um dos vencedores do Prêmio BNDES pelo Clima, realizado por meio de concurso promovido pelo BNDES em 2022.
Is part of: Prêmio BNDES pelo Clima
Reference: It is not enough to be 'tech’: transgenic soybean yield shock effect on deforestation and land use in Brazil
Citation: COSTA, Lucas de Almeida Nogueira da; ROCHA, Romero. Não basta ser 'tech': o choque de produtividade da soja transgênica no desmatamento e usos do solo no Brasil. In: Prêmio BNDES pelo Clima. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2022. p. [5]-64.
Type: Capítulo de livro
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22624
Date Available: 2022-11-24T16:31:34Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Capítulos de Livro
Produção BNDES - Prêmio BNDES pelo Clima

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22624
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.