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Título : Shortlines : o desafio de implantá-las no Brasil
Otros títulos : The challenge of implementing shortlines in Brazil
Logística
Logistics
Autor BNDES : Dalto, Edson José
Souza, Nayara Thomé Pinto de
Passos, Pedro dos
Palabras clave : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Brazilian Development Bank
Ferrovias - Brasil
Ferrovias - Vagões de carga
Transporte ferroviário - Legislação - Brasil
Transporte ferroviário de carga - Brasil
Railroads - Brazil
Railroads - Freight-cars
Railroads - Legislation - Brazil
Railroads - Freight - Brazil
Fecha de publicación : mar-2023
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: O artigo tem por objetivo apresentar alguns elementos facilitadores e restritivos para o surgimento de um mercado de pequenos trechos ferroviários no Brasil. Além disso, explora possibilidades de induzir tal segmento a partir da evolução recente do marco legal no setor e da possibilidade de grandes extensões de segmentos subutilizados serem devolvidas ao poder público, tendo como modelo a bem-sucedida experiência norte-americana de atenuação na regulação e reorganização de todo sistema ferroviário. Estima-se que os trechos greenfield com cargas definidas, de pequenas extensões e conectados ao sistema troncal, bem como os trechos subutilizados que atravessam importantes centros de cargas industriais, têm grande potencial de se tornarem shortlines. Para isso, recomenda-se o aprimoramento na legislação que trata do compartilhamento da via permanente e da figura do operador ferroviário independente, bem como da destinação de trechos devolvidos ao poder público. A criação de um ambiente colaborativo entre concessionárias e potenciais shortlines, com facilidades para novos entrantes no setor, é fundamental para o florescimento desse novo mercado no país.
Abstract: This paper presents some facilitating and restrictive elements for the market emergence for small railroad sections in Brazil. It also explores the possibilities of promoting such segment, based on the recent evolution of the sector’s legal framework and the possibility of returning to the State large extensions of underused tracks, using the successful North American experience in mitigating the regulation and reorganization of the entire rail system as a benchmark. Greenfield sections with defined cargoes, of small extensions and connected to the trunk system, as well as underutilized sections that traverse important industrial cargo centers, present great potential to become shortlines. For this purpose, legislation that addresses infrastructure sharing and the role of independent railway operator, as well as the destination of branches returned to the State must be improved. Creating a collaborative environment between concessionaires and potential shortlines, facilitating new entrants into the sector, is fundamental for this new market to flourish in Brazil.
Descripción : Inclui bibliografia: p. 65-71 e notas de rodapé
Es parte de: BNDES Setorial, v. 29, n. 57, mar. 2023
Citación : DALTO, Edson José; SOUZA, Nayara Thomé Pinto de; PASSOS, Pedro dos. Shortlines: o desafio de implantá-las no Brasil = The challenge of implementing shortlines in Brazil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 29, n. 57, p. [5]-71, mar. 2023
Especie: Artigo
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/23092
Fecha Disponible: 2023-07-28T17:20:52Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

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