Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRArt_BS 57_Shortlines_215858.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Descargar |
Título : | Shortlines : o desafio de implantá-las no Brasil |
Otros títulos : | The challenge of implementing shortlines in Brazil Logística Logistics |
Autor BNDES : | Dalto, Edson José Souza, Nayara Thomé Pinto de Passos, Pedro dos |
Palabras clave : | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) Brazilian Development Bank Ferrovias - Brasil Ferrovias - Vagões de carga Transporte ferroviário - Legislação - Brasil Transporte ferroviário de carga - Brasil Railroads - Brazil Railroads - Freight-cars Railroads - Legislation - Brazil Railroads - Freight - Brazil |
Fecha de publicación : | mar-2023 |
Lugar: | Rio de Janeiro |
Editorial : | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Resumo: | O artigo tem por objetivo apresentar alguns elementos facilitadores e restritivos para o surgimento de um mercado de pequenos trechos ferroviários no Brasil. Além disso, explora possibilidades de induzir tal segmento a partir da evolução recente do marco legal no setor e da possibilidade de grandes extensões de segmentos subutilizados serem devolvidas ao poder público, tendo como modelo a bem-sucedida experiência norte-americana de atenuação na regulação e reorganização de todo sistema ferroviário. Estima-se que os trechos greenfield com cargas definidas, de pequenas extensões e conectados ao sistema troncal, bem como os trechos subutilizados que atravessam importantes centros de cargas industriais, têm grande potencial de se tornarem shortlines. Para isso, recomenda-se o aprimoramento na legislação que trata do compartilhamento da via permanente e da figura do operador ferroviário independente, bem como da destinação de trechos devolvidos ao poder público. A criação de um ambiente colaborativo entre concessionárias e potenciais shortlines, com facilidades para novos entrantes no setor, é fundamental para o florescimento desse novo mercado no país. |
Abstract: | This paper presents some facilitating and restrictive elements for the market emergence for small railroad sections in Brazil. It also explores the possibilities of promoting such segment, based on the recent evolution of the sector’s legal framework and the possibility of returning to the State large extensions of underused tracks, using the successful North American experience in mitigating the regulation and reorganization of the entire rail system as a benchmark. Greenfield sections with defined cargoes, of small extensions and connected to the trunk system, as well as underutilized sections that traverse important industrial cargo centers, present great potential to become shortlines. For this purpose, legislation that addresses infrastructure sharing and the role of independent railway operator, as well as the destination of branches returned to the State must be improved. Creating a collaborative environment between concessionaires and potential shortlines, facilitating new entrants into the sector, is fundamental for this new market to flourish in Brazil. |
Descripción : | Inclui bibliografia: p. 65-71 e notas de rodapé |
Es parte de: | BNDES Setorial, v. 29, n. 57, mar. 2023 |
Citación : | DALTO, Edson José; SOUZA, Nayara Thomé Pinto de; PASSOS, Pedro dos. Shortlines: o desafio de implantá-las no Brasil = The challenge of implementing shortlines in Brazil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 29, n. 57, p. [5]-71, mar. 2023 |
Especie: | Artigo |
Género: | Textual |
URI : | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/23092 |
Fecha Disponible: | 2023-07-28T17:20:52Z |
Aparece en las colecciones: | Produção BNDES - Artigos |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.