Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A set.36_Divulgação de informações sobre inovação no_P.pdf256.93 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Divulgação de informações sobre inovação no Relatório Anual: uma análise das empresas de capital aberto com gastos de pesquisa e desenvolvimento (P&D)
Authors: Silva, Adolfo Henrique Coutinho e
Reis, Claudia Marchioti Nicolau dos
Keywords: Inovação
Innovation
Pesquisa e desenvolvimento
Gestão da informação
Information Management
Research and development
Investimentos
Investments
Issue Date: Sep-2012
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O objetivo do presente estudo é analisar o grau de evidenciação de informações sobre o tema inovação no Relatório Anual de 114 empresas de capital aberto no ano de 2011. De forma mais específica, o objetivo é analisar se existem diferenças no nível de divulgação de informações sobre inovação no Relatório Anual de empresas com e sem gastos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como avaliar se o nível de divulgação das informações sobre inovação está relacionado a: (1) tamanho da empresa; (2) desempenho econômico-financeiro; (3) potencial de inovação; (4) grau de intervenção governamental, (5) nível de influência internacional; e (6) grau de visibilidade do mercado acionário. Com base na análise dos dados, foi possível observar que: (a) as empresas com gastos de P&D evidenciaram, em média, mais informações sobre inovação do que as empresas que não realizaram gastos de P&D; (b) o grau de transparência da inovação é diferente quando considerado o nível de influência governamental, isto é, o Índice de Transparência da Inovação ITI) das empresas reguladas é maior do que o das empresas não reguladas; e (c) o porte e o desempenho (medido pelo lucro líquido) da empresa apresentaram correlação positiva com o Índice de Transparência da Inovação (ITI). O presente estudo tem como principal contribuição prática ressaltar a maior necessidade de divulgação de informações voluntárias relacionadas às atividades de inovação, para legitimar maior apoio governamental em linhas de financiamento e incentivos fiscais para as empresas em geral. No campo acadêmico, foi possível confirmar alguns resultados observados em estudos anteriores, utilizando dados de empresas brasileiras, bem como apresentar dados empíricos peculiares de uma economia em desenvolvimento.
Description: Bibliografia: p. 115-118
Is part of: BNDES Setorial, n. 36, set. 2012, p. 85-118
Citation: SILVA, Adolfo Henrique Coutinho; REIS, Claudia Marchioti Nicolau dos. Divulgação de informações sobre inovação no Relatório Anual: uma análise das empresas de capital aberto com gastos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 36 , p. 85-118, set. 2012.
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2522
Date Available: 2014-10-16T14:59:33Z
2018-03-19T17:45:31Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2522
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.