Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A BS 33 Déficit comercial, exportações e perspectivas da indústria química brasileira_P.pdf413.55 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Déficit comercial, exportações e perspectivas da indústria química brasileira
Authors: Bastos, Valéria Delgado
Costa, Letícia Magalhães da
Keywords: Indústria química - Brasil
Indústria de transformação - Brasil
Exportação - Brasil
Balança comercial - Brasil
Exports - Brazil
Balance of trade - Brazil
Processing industry - Brazil
Chemical industry - Brazil
Issue Date: Mar-2011
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: A queda progressiva e as projeções recentes de deterioração do superávit comercial brasileiro reacenderam o debate sobre o tema. A indústria química, uma das principais responsáveis pelos desequilíbrios na indústria de transformação, apresenta déficits crescentes e persistentes ao longo da década, decorrentes de forte ampliação das importações e participação crescente no consumo aparente nacional. Ainda que a indústria química tenha posição relevante nas pautas de exportação e importação da indústria de transformação, as compras externas representam mais do que o triplo das exportações e crescem a taxas muito superiores. As perspectivas de manutenção do crescimento da economia e os riscos de explosão do déficit de produtos químicos exigem medidas de curto prazo e, ao mesmo tempo, uma sólida política de competitividade para sua reversão de forma sustentável por meio da ampliação da base produtiva da indústria química no país, com investimentos que aumentem a capacidade e promovam a diversificação da produção doméstica. Este artigo busca identificar os principais segmentos exportadores da indústria química brasileira e os produtos relevantes da pauta, além de apresentar sugestões de políticas para enfrentamento do déficit comercial na indústria química.
Description: Bibliografia: p. 206
Is part of: BNDES Setorial, n. 33, mar. 2011, p. 163-206
Citation: BASTOS, Valéria Delgado; COSTA, Letícia Magalhães da. Déficit comercial, exportações e perspectivas da indústria química brasileira. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 33 , p. 163-206, mar. 2011.
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2524
Date Available: 2014-10-16T15:13:06Z
2018-03-19T17:51:40Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2524
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.