Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Especialização_Simone Mesquita e Tania Deodato_com termo_P.pdf1.95 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Gestão do capital de relacionamento no BNDES: aplicação do modelo de ecossistema de big data na integração dos dados de clientes
Authors: Mesquita, Simone Carvalho
Silva, Tania Maria Deodato da
Producer/Unit(s): Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Advisor(s): Cavalcanti, Marcos
Keywords: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Comunicação na administração
Relações com os clientes - Administração
CRM (Programa de computador)
Big data
Relações interorganizacionais
Processamento eletrônico de dados
Gestão do conhecimento
Brazilian Development Bank
Communication in management
Customer relations - Management
CRM (Computer program)
Interorganizational relations
Electronic data processing
Knowledge management
Issue Date: 2015
Place: Rio de Janeiro
Abstract: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos econômicos no Brasil. Buscando atender a uma parcela crescente do empresariado nacional, nos últimos anos o BNDES tem aumentado a quantidade de operações com micro, pequenas e médias empresas, através dos agentes financeiros parceiros, que analisam e encaminham a solicitação de projeto ao banco. Essa estrutura não permite que o BNDES tenha um contato maior com o cliente final, o que levou o banco a estabelecer vários canais de comunicação de forma a atender as demandas desse público, como Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Central de atendimento, Ouvidoria, portal institucional e etc. A grande quantidade de informações gerada através desses canais está dispersa na organização, o que implica na falta de um repositório central que disponibilize essas informações, fazendo com que o banco não conheça de forma estruturada o seu próprio capital de relacionamento. Neste trabalho, buscou-se relacionar o big data, o capital de relacionamento e a gestão desse capital através da ferramenta tecnológica denominada CRM. O objetivo principal do projeto é integrar as bases com os dados de relacionamento do Banco, através da aplicação do modelo de ecossistema big data, para obter uma visão global de todas as ações de relacionamento realizadas com os clientes e clientes potenciais, com o fim de orientar as ações futuras da instituição. Com a implementação do projeto pretende-se conhecer as interações do cliente com o BNDES, independentemente do canal de comunicação utilizado; oferecer produtos e serviços que se adequem às necessidades do cliente; acompanhar mudanças no perfil e identificar oportunidades de atuação junto aos clientes. Pretende-se também, a partir da base de dados, gerar produtos, tanto internos como externos, e ações inovadoras junto ao cliente. O projeto será implantado por fases, visto que todos os canais de comunicação com o cliente serão integrados ao sistema. Apresentam-se também indicadores para o projeto, uma proposta de governança e uma breve explicação do que será realizado em cada fase do processo de implementação do ecossistema de big data no BNDES.
The National Bank of Development (BNDES) is currently the main long-term financing instrument for investments in all economic sectors in Brazil. Seeking to meet a growing share of the national business, in recent years BNDES has increased the amount of lending to micro, small and medium enterprises through partner financial agents, which analyze and send the financial resource request to the bank. This structure does not allow the BNDES has greater contact with the end customer, which led the bank to establish multiple communication channels to meet the demands of the public, as the Information Service to Citizens (SIC), Call Center, Ombudsman, institutional portal and etc. The large amount of information generated through these channels is dispersed in the organization, which implies the lack of a central repository where this information could be provided, causing the bank does not know their own relationship capital in a structured way. In this study, we relate the big date, the relationship capital and the management of the relationship capital through technological tool called CRM. The main objective of the project is to integrate the bases with relationship data from the Bank, through the application of big data ecosystem model to get an overview of all relationship activities carried out with customers and potential customers, in order to guide future actions of the institution. The implementation of the project aims to meet customer interactions with BNDES, regardless of the communication channel used; offer products and services to answer the customer's needs; monitor changes in the profile and identify performance opportunities with customers. It is also intended, from the database, generate products, both internal and external, and innovative actions with the client. The project will be implemented in stages, as all channels of communication with the client will be integrated into the system. Are also presented indicators for the project, a proposal for governance and a brief explanation of what will be done in each phase of the implementation process of the big data ecosystem in BNDES.
Description: Bibliografia: p. 48-51
TCC (especialização em Web Intelligence & Data Analytics) - Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 2015.
Citation: MESQUITA, Simone Carvalho; SILVA, Tania Maria Deodato da. Gestão do capital de relacionamento no BNDES: aplicação do modelo de ecossistema de big data na integração dos dados de clientes. 2015. 70 p. TCC (Especialização em Web Intelligence & Data Analytics) - Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 2015
Type: Tese
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/6521
Date Available: 2015-10-28T20:05:51Z
2018-03-19T19:30:01Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Teses e Dissertações

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/6521
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.