Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Especialização_Jorge Antonio Bozoti Pasin_P_BD.pdf182.71 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Caminhos e desafios das PPPs patrocinadas no Brasil
Authors: Pasin, Jorge Antonio Bozoti
Producer/Unit(s): Fundação Getúlio Vargas. Escola de Direito do Rio de Janeiro
Advisor(s): Porto, Antônio José Maristrello
Keywords: Parceria público-privada - Brasil
Public-private sector cooperation - Brazil
Concessões administrativas - Brasil
Concessions - Brazil
Administração pública - Brasil
Public administration - Brazil
Brasil. Lei n. 11.079, de 30 de dezembro de 2004
Brazil. Law n. 11.079 of December 30, 2004
Issue Date: 2012
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Fundação Getúlio Vargas
Abstract: A Parceria Público-Privada (PPP) é um formato diferenciado de concessão de serviços e obras públicas cuja característica mais singular é a assunção, pelo parceiro público, das incertezas sobre a geração de receitas associadas ao empreendimento ou serviço a ser executado pelo parceiro privado. O objeto da PPP pode ser a prestação total ou parcial de serviço público por um parceiro privado; o desempenho, por parceiro privado, de atividade de competência da administração pública (precedida ou não pela execução de obra pública); e a realização, por parceiro privado, de obra para a administração pública para a esta ser alienada, locada ou arrendada. No tocante à modalidade patrocinada, a PPP nada mais é que uma concessão de serviço público ou obra pública que envolve, adicionalmente à "concessão comum" (aquela definida nos termos da Lei 8.987/95), uma contraprestação pecuniária do parceiro público (poder concedente) ao parceiro privado (concessionário). Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sistematiza as informações existentes sobre a PPP patrocinada, contextualizando a importância do instrumento e definindo as condições mais propícias para sua aplicação. O objetivo é situar a PPP patrocinada como uma alternativa viável para a realização de impreendimentos em infraestrutura e em inclusão social que sejam estrategicamente prioritários, mas cujo retorno financeiro seja desconhecido ou de baixa expectativa, em um cenário de restrição à realização de gastos públicos.
Description: TCCP (especialização em Direito do Estado e da Regulação) - Fundação Getúlio Vargas. Escola de Direito do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Bibliografia: p. 30-31.
Citation: PASIN, Jorge Antonio Bozoti. Caminhos e Desafios das PPPs Patrocinadas no Brasil. 2012. 31 p. TCCP (Especialização em Direito do Estado e da Regulação) - Fundação Getúlio Vargas. Escola de Direito do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Type: Tese
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10054
Date Available: 2016-12-06T17:07:23Z
2018-03-19T19:30:19Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Teses e Dissertações

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10054
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.