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Title: Dimensões e clusters de cultura organizacional de uma empresa brasileira de energia
Authors: Cruz, André Taveira
Producer/Unit(s): Universidade Federal do Rio de Janeiro
Advisor(s): Hilal, Adriana Victoria Garibaldi de
Keywords: Desenvolvimento organizacional - Teses
Organizational change - Dissertations, Academic
Estrutura organizacional - Teses
Industrial structures - Dissertations, Academic
Empresas - Teses
Business enterprises - Dissertations, Academic
Administração de empresas - Teses
Industrial management - Dissertations, Academic
Energia elétrica - Teses
Electric power - Dissertations, Academic
Issue Date: 2007
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Abstract: O presente estudo teve como objetivos elaborar o mapeamento descritivo da cultura organizacional (valores, práticas e heróis) de uma empresa de energia localizada no estado do Rio de Janeiro, identificar as principais dimensões da cultura organizacional, a possibilidade de clusters culturais e, testar empiricamente até que ponto diferenças estatisticamente mensuráveis podem ser influenciadas por diferenças de valores, práticas e heróis, bem como por fatores como, a posição hierárquica de seus membros, o fato de serem funcionários terceirizados ou não, senioridade e o nível educacional. A pesquisa foi baseada no trabalho de Hofstede et al. (1990) e Hilal (2002 e 2006) sobre as dimensões da cultura organizacional e existência de clusters culturais dentro da organização. A pesquisa possuiu duas fases. A primeira fase foi composta de cinco entrevistas qualitativas exploratórias com altos executivos da companhia que serviram para ajustar o conteúdo dos questionários da segunda fase. A segunda fase consistiu em uma survey de papel e caneta aplicada em 1.628 (um mil seiscentos e vinte e oito) funcionários operacionais para coletar informações sobre valores, práticas e heróis. Os resultados da pesquisa mostram a existência de dois clusters de cultura, ou seja, nem todos os valores e práticas são compartilhados pelos funcionários da organização. As duas principais causas constatadas para esse fenômeno estão vinculadas à capilaridade das ações do plano de transformação iniciado em 2004 pela alta-gerência e, a alta taxa de utilização de mão de obra terceirizada. Adicionalmente, o presente estudo também demonstrou existir uma diferença substancial nas percepções de cultura organizacional sob a ótica gerencial (entrevistas qualitativas), na maioria das vezes relacionadas ao comportamento desejado, quando confrontada com os valores e práticas em uso (resultados da pesquisa quantitativa).
This study had the objective of elaborating the descriptive mapping of theorganizational culture (values, practices and heroes) of a distributor company of electric energy located in the state of Rio de Janeiro, also identifying the main organizational culture dimensions, the possibility of cultural clusters and empirically test how statistically measurable differences can be influenced by diferences perceived in values, practices and heroes, as well as factors as the hierarchical position of its members, the fact that the employees be outsourced or not, seniority and educational level. The research was based on the work of Hofstede et al. (1990) and Hilal (2002 and 2006) on the cultural dimensions of organizational culture and on the existence of clusters inside the organization. The research had two stages. The first stage involved five qualitative exploratory interviews with high company executives, which were used to adjust the contents of the survey of the second stage. The second stage consisted of a paper and pencil survey applied to 1.628 (one thousand six hundred and twenty eight) operational employees to collect information about values, practices and heroes. The results of the research show the existence of two cultural clusters, in other words, not all the practices, values, and heroes are shared by all the employees of the company. The two main causes that explain this phenomenon are related to the capillarity of the actions of the transformation plan initiated in 2004 by the highmanagement and, the high rate of outsourced labor. Additionally, the present study also indicate the existence of a substantial difference in the way the organizational culture of the company is perceived by management (qualitative interviews), mostly related to desired behaviors, and the perspective of non-managerial employees, mostly reflected in the practical values in use (quantitative research / survey).
Description: Bibliografia: p. 189-195.
Inclui notas de rodapé.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Citation: CRUZ, André Taveira. Dimensões e clusters de cultura organizacional de uma empresa brasileira de energia. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Type: Tese
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10194
Date Available: 2016-12-14T13:27:06Z
2018-03-19T19:30:00Z
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