Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGargiulo, Flavio Riva-
dc.date.accessioned2016-12-19T14:48:41Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:30:22Z-
dc.date.available2016-12-19T14:48:41Z-
dc.date.available2018-03-19T19:30:22Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGARGIULO, Flavio Riva. Indústria de construção aeronáutica, o caso da EMBRAER: história e avaliação. Rio de Janeiro, 2008. 107 p. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getulio Vargas, Escola de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Finanças e Economia Empresarial, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10294-
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Fundação Getulio Vargas, Escola de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Finanças e Economia Empresarial, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.descriptionBibliografia: p. 106pt_BR
dc.description.abstractA indústria de construção aeronáutica se caracteriza pelo elevado montante de recursos movimentados, pela utilização de tecnologias avançadas e trabalho qualificado, bem como pela sua forte vocação exportadora. O atendimento à rígidos padrões de confiabilidade do produto e a exigência de atendimento pós venda em nível mundial associadas às demais características mencionadas estabelecem barreiras significativas à entrada de novos concorrentes. Esses fatores vêm sendo utilizados como fundamentação para a defesa de políticas governamentais de incentivos, gerando diversas contendas internacionais ao longo das últimas décadas. O mercado de construção de aeronaves comerciais é dominado por quatro empresas: BOEING, AIRBUS, EMBRAER E BOMBARDIER. Criada em 1969 como sociedade de economia mista, a EMBRAER é um dos únicos casos (no setor) de entrante com sucesso, ao longo das últimas décadas. Após uma fase inicial, impulsionada, entre outros, por encomendas governamentais, a empresa acumulou capacitação técnica, de organização da fabricação e gerencial, tornando-se um competidor importante nessa indústria. Após obter sucesso com vários produtos, a EMBRAER passou a enfrentar dificuldades crescentes, decorrentes não somente da queda de demanda, como também de sucessivos prejuízos causados por projetos equivocados. A empresa, privatizada em 1994, ajustou sua estrutura, expandiu sua base comercial e industrial, passando a atuar em mais de 60 países. A indústria de construção aeronáutica, com foco no mercado de aviação civil e o desempenho da EMBRAER, antes e após a privatização, ocorrida em 1994, são o objeto deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe aircraft manufacturing industry is characterized by the high amount of resources involved in the activity, the use of advanced technologies, skilled work, and for its strong export vocation. In addition to these characteristics, the attention to rigid standards of reliability and the need of post-venda attendance worldwide provide significant barriers to entry for new competitors. These aspects have been used by governmental authorities to justify incentive policies and subsidies, resulting in several international commercial disputes over recent decades. The market is dominated by four companies: BOEING, AIRBUS, EMBRAER and BOMBARDIER. Created in 1969 as public-private company, EMBRAER is one of the few cases (in the industry) of successful new competitor, over the last few decades. After an initial period of relevant governmental orders, the company acquired technical knowledge, good manufacturing organization and business management, becoming a major competitor in the industry. Although obtaining success with several products, EMBRAER faced growing difficulties, related not only to a weak demand period, but also from successive losses caused unsuccessful projects. Privatized in 1994, the company has adjusted its structure, expanded its commercial and industrial base, operating nowadays in over than 60 countries. The aircraft manufacturing industry focusing on the market of civil aircraft sector and the performance of EMBRAER, before and after privatization occurred in 1994, are the object of this work.pt_BR
dc.format.extent107 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Getulio Vargaspt_BR
dc.subjectIndústria aeroespacialpt_BR
dc.subjectAerospace industriespt_BR
dc.subjectIndústria aeronáuticapt_BR
dc.subjectAircraft industrypt_BR
dc.subjectRetorno sobre patrimônio líquidopt_BR
dc.subjectRate of returnpt_BR
dc.subjectEMBRAERpt_BR
dc.titleIndústria de construção aeronáutica, o caso da EMBRAER: história e avaliaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
dc.contributor.unidadeFundação Getúlio Vargas, Escola de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado_Flávio Riva Gargiulo_P_PO_BD.pdf2 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.