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dc.contributor.advisorLegey, Luiz Fernando Loureiro-
dc.contributor.authorBaran, Renato-
dc.date.accessioned2017-01-09T16:37:59Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:30:31Z-
dc.date.available2017-01-09T16:37:59Z-
dc.date.available2018-03-19T19:30:31Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationBARAN, Renato. A introdução de veículos elétricos no Brasil: avaliação do impacto no consumo de gasolina e eletricidade. Rio de Janeiro, 2012. xv, 124 p. Tese (Doutorado) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10634-
dc.descriptionBibliografia: p. 114-123pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese é mensurar o impacto no consumo de gasolina e eletricidade causado pela introdução de veículos elétricos no mercado brasileiro. Para tanto, utilizou-se um modelo de previsão da demanda considerando quatro diferentes cenários, cada um supondo um diferente nível de penetração de veículos elétricos no mercado. Concluímos que a utilização de energia elétrica por automóveis permitiria uma redução do consumo de gasolina de 40,7% em 2031, acompanhado por um aumento do consumo de eletricidade de 42,1% em relação às projeções oficiais. Isto equivale a uma redução de 27,5% no consumo total de energia pela frota nacional, ou cerca de 31,6 x106 tep/ano. Como um dos principais argumentos contrários à introdução de carros elétricos no Brasil é que a eletricidade concorreria com o etanol e o petróleo do pré-sal, buscou-se demonstrar que a eletricidade atuaria como complemento, e não substituto, ao etanol e à gasolina. Apesar do potencial de produção de combustíveis fósseis no Brasil advindos das descobertas no pré-sal, o etanol e a eletricidade vêm de fontes renováveis, e com dependência mínima de matéria-prima importada, e pequena oscilação de preço quando comparados com derivados do petróleo, tornando os veículos elétricos uma alternativa para o Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to measure the impact on energy consumption of the introduction of electric vehicles on to the Brazilian market. To this end, a demand forecast model was used under four different scenarios, each scenario pre-supposing a given level of penetration of the hybrid vehicles in the market. It is shown that with the use of electricity for individual transport, a reduction in the consumption of gasoline, in 2031, of 40.7% would be accompanied by an increase in electricity consumption of 42.1% in relation to official projections, which means a reduction of 27.5% in total energy consumption by the national fleet, or approximately 31.6 x106 toe/year. Since one of the main obstacles to the introduction of electric cars in Brazil is the competition with ethanol and pre-salt oil, we sought to demonstrate here that electricity could act not as a substitute, but rather a complement for ethanol and gasoline. Despite the significant potential domestic production of fossil fuels in Brazil as a result of the discoveries in the pre-salt, the ethanol and the electricity produced in the country come from renewable sources. This circumstance, together with the fact that their domestic production takes place with minimal dependence on foreign raw materials and lesser price oscillation as compared to petroleum derivatives, makes electrical vehicles an attractive alternative.pt_BR
dc.format.extentxv, 124 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectEnergia - Consumo - Brasilpt_BR
dc.subjectEnergy consumption - Brazilpt_BR
dc.titleA introdução de veículos elétricos no Brasil: avaliação do impacto no consumo de gasolina e eletricidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Teses e Dissertações

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