Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Sérgio Bittencourt Varella-
dc.contributor.authorLima, Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira-
dc.contributor.authorPinto, Marco Aurélio Cabral-
dc.contributor.authorMigon, Márcio Nobre-
dc.contributor.authorBartels, Walter-
dc.date.accessioned2017-01-27T13:58:19Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T18:24:27Z-
dc.date.available2017-01-27T13:58:19Z-
dc.date.available2018-03-19T18:24:27Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.citationGOMES, Sérgio Bittencourt Varella et al. O desafio do apoio ao capital nacional na cadeia de produção de aviões no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.12, n.23 , p. [119]-134, jun. 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10734-
dc.descriptionBibliografia: p. 134.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo propor um modelo de organização empresarial que permita ao capital nacional ocupar loci mais elevados na hierarquia da cadeia de produção de aeronaves produzidas pela Embraer. A estrutura proposta toma por base a estrutura holding “divisionalizada”, que permite, ao mesmo tempo, flexibilidade no aproveitamento de oportunidades e alinhamento estratégico. Conforme se pretende mostrar, a aplicação do modelo proposto ao caso real do consórcio High Technology Aeronautics (HTA) se revela factível, e defende-se que a participação de agências e bancos de desenvolvimento públicos deve se dar desde a origem da formação dos conglomerados de capital nacional no setor aeronáutico.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper the authors propose an organizational structure that will permit Brazilian owned companies to occupy a higher status in the hierarchy of Embraer’s supply chain. The proposed structure is based on a holding/division model with each division being focused on specific products or processes. This type of structure is expected to respond with both flexibility and strategic alignment. As the authors intend to show, the application of the model to the experience of HTA (High Technology Aeronautics) seems to enable the participation of public agencies and development banks from the very time of conception of Brazilian owned aerospace conglomerates.pt_BR
dc.format.extentp. [119]-134pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectIndústria aeronáutica - Brasilpt_BR
dc.subjectAircraft industry - Brazilpt_BR
dc.subjectAeronaves - Brasilpt_BR
dc.subjectAirships - Brazilpt_BR
dc.subjectProdução (Teoria econômica)pt_BR
dc.subjectProduction (economic theory)pt_BR
dc.subjectEMBRAERpt_BR
dc.titleO desafio do apoio ao capital nacional na cadeia de produção de aviões no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/905pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 23 O Desafio do Apoio ao Capital Nacional na Cadeia de Produção de Aviões no Brasil_P_BD.pdf174.87 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.