Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeri, Marcelo Cortes-
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.date.accessioned2017-03-06T15:38:44Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:52:01Z-
dc.date.available2017-03-06T15:38:44Z-
dc.date.available2018-03-19T16:52:01Z-
dc.date.issued2000-06-
dc.identifier.citationNERI, Marcelo Cortes; GIAMBIAGI, Fabio. Previdência social e salário mínimo: o que se pode fazer, respeitando a restrição orcamentária? Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.7, n.13 , p. [191]-214, jun. 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10994-
dc.descriptionBibliografia: p. 213-214.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute as relações entre a previdência social e o salário mínimo no Brasil. Mostra-se que o aumento real do salário mínimo em 1995 explica parte substancial do salto dos gastos do INSS depois do Plano Real. Pesquisas recentes têm indicado que o mesmo episódio é associado à queda na pobreza observada durante o período pós-estabilização. Com base em considerações sociais, argumentamos em favor de: a) um salário mínimo específico para os trabalhadores da ativa; e b) reajustes diferenciados para os aposentados, com os menores níveis de benefícios recebendo os maiores reajustes. Essas seriam as formas mais adequadas de cumprir simultaneamente três objetivos: a) viabilizar o aumento dos salários baixos, desvinculando-os do piso previdenciário; b) melhorar a situação social brasileira, através de uma política redistributiva em favor dos menores níveis de benefícios de aposentadoria; e c) conservar a austeridade fiscal de 1999/2000 como pilar da estabilização.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the relationship between the social security deficit and the minimum wage in Brazil. We show that the 1995 minimum wage hike explains a substantial part of the jump of the INSS expenditures after the Real Plan. Previous research has indicated that the same episode is associated with the fall in poverty observed during the post-stabilization period. Based on social considerations, we argue in favor of: a) a minimum wage specifically for active workers; and b) differentiated adjustments for social security benefits, where lower benefits get higher adjustment rates. This should be the most proper form of simultaneously fulfill three objectives: a) to allow for the increase of lower wages, with no link with the social security floor; b) to improve the Brazilian social situation, through a redistributive policy towards lower benefits; and c) to keep the fiscal austerity of 1999/2000 as a basis for price stabilization.pt_BR
dc.format.extentp. [191]-214pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectPrevidência social - Brasilpt_BR
dc.subjectSocial security - Brazilpt_BR
dc.subjectSalário-mínimo - Brasilpt_BR
dc.subjectMinimum wage - Brazilpt_BR
dc.titlePrevidência social e salário mínimo: o que se pode fazer, respeitando a restrição orçamentária?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/883pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 13 Previdência Social e Salário Mínimo_O que se Pode Fazer, Respeitando a Restrição Orçamentária_P_BD.pdf131.62 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.