Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAfonso, José Roberto R.-
dc.date.accessioned2017-05-23T21:21:24Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T17:15:46Z-
dc.date.available2017-05-23T21:21:24Z-
dc.date.available2018-03-19T17:15:46Z-
dc.date.issued1996-06-
dc.identifier.citationAFONSO, José Roberto R. Descentralizar e depois estabilizar: a complexa experiência brasileira. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5 , p. [31]-61, jun. 1996.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11775-
dc.descriptionBibliografia: p. 160-161pt_BR
dc.description.abstractOs efeitos para o exercício da função de estabilização da economia decorrentes da avançada descentralização fiscal do Brasil é um tema polêmico e recorrente nas discussões conjunturais do país. Este artigo propõe-se a analisar diferentes questões em torno do tema (como déficit, dívida, tributação, endividamento, gastos etc.), levando em conta os determinantes estruturais do desenho federativo e concentrando as atenções no cenário macroeconômico dos primeiros meses do Plano Real. Ao contrário de avaliações mais simplistas, a conclusão é que são compatíveis os processos de descentralização e de estabilização. Mais que isso, com uma moeda estável foi possível explicitar melhor os desequilíbrios do setor público e, o mais importante, abriram-se condições excepcionais para o governo federal assumir sua função coordenadora na federação brasileira. De maneira integrada e negociada entre os entes federados, será possível promover o ajuste fiscal do Estado e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o processo de descentralização de receitas e encargos - tão necessário para o fortalecimento da própria federação.pt_BR
dc.description.abstractThe effects of fast fiscal decentralization in Brazil on the economy's stabilization function are a highly controversial and recurring issue in any situational discussion. This article proposes to analyze different issues on the subject (e.g. deficit, debt, taxation, indebtedness, spending etc.) with due consideration for the structural aspects of the federal framework and concentrating on the macroeconomic scenario during the early months of the Real Plan. Unlike the findings of more simplistic evaluations, the conclusion is that decentralization is indeed compatible with stabilization. Furthermore, thanks to a stable currency the imbalances found in the public sector became more clearly apparent and the federal government is now in a privileged position to exercise its role of coordinating the Brazilian federation. By taking an integrated and negotiated approach among the units of the federation, the government is free to promote the fiscal adjustment while at the same time improving its decentralization of revenues and taxes - crucial to strengthen the federation itself.pt_BR
dc.format.extentp. [31]-61pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectReforma monetária - Brasilpt_BR
dc.subjectMonetary reformers - Brazilpt_BR
dc.subjectEstabilização econômica - Brasilpt_BR
dc.subjectEconomic stabilization - Brazilpt_BR
dc.subjectSetor público - Brasilpt_BR
dc.subjectPublic sector - Brazilpt_BR
dc.subjectEconomia - Brasilpt_BR
dc.subjectEconomics - Brazilpt_BR
dc.subjectBrasil - Política econômicapt_BR
dc.subjectBrazil - Economic policypt_BR
dc.titleDescentralizar e depois estabilizar: a complexa experiência brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/867pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 05 Descentralizar e Depois Estabilizar_A Complexa Experiência Brasileira_P_BD.pdf4.63 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.