| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.author | Giambiagi, Fabio | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-06T20:31:27Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T17:04:19Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-06T20:31:27Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-19T17:04:19Z | - |
| dc.date.issued | 1998-06 | - |
| dc.identifier.citation | GIAMBIAGI, Fabio. A condição de equilíbrio da trajetória do endividamento público: algumas simulações para o caso brasileiro. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9 , p. [3]-23, jun. 1998. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13475 | - |
| dc.description | Bibliografia: p. 23 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo discute qual deve ser a condição de estabilidade da relação dívida líquida do setor público/PIB, no caso da economia brasileira. Mostra-se que, dada uma dívida pública de 30% do PIB, com um crescimento da economia de 4% a 5% ao ano e uma receita de "senhoriagem" de 0,1% do PIB, as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), no conceito operacional, devem ficar limitadas a 1,3% a 1,5% do PIB, para que a dívida líquida não ultrapasse o mencionado percentual de 30% do PIB. Com uma taxa de juros real bruta de 10% a 12%, isso implica a exigência de ter um superávit primário de 1,3% a 2,2% do PIB. Este valor implicará um esforço de ajuste importante, dada a existência de fatores de contenção fiscal de tipo once and for all, que somados devem atingir quase 2% do PIB em 1998. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This article discusses what the condition of stability of the net debt/GDP ratio should be, in the case of the Brazilian economy. It is shown that, with a public debt of 30% of GDP, a GDP growth rate in the range of 4% to 5% per year and "seignorage" revenues of 0.1% of GDP, Public Sector Borrowing Requirements (PSBR) in the operational concept must be limited to 1.3%/1.5% of GDP, in order to avoid the net debt of going above the mentioned proportion of 30% of GDP. With a real gross interest rate between 10% and 12%, this target requires a primary surplus of 1.3% to 2.2% of GDP. This value willdemand an important adjustment, due to the existence of fiscal repression factors of once and for all type, amounting to almost 2% of GDP in 1998. | pt_BR |
| dc.format.extent | p. [3]-23 | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | pt_BR |
| dc.subject | Dívida pública - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Debts, Public - Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Produto interno bruto - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Gross state product - Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Setor público - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Public sector - Brazil | pt_BR |
| dc.title | A condição de equilíbrio da trajetória do endividamento público: algumas simulações para o caso brasileiro | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.nobrade.niveldescricao | 5 | pt_BR |
| dc.genero | Textual | pt_BR |
| dc.comunidade | Produção BNDES | pt_BR |
| dc.relation.references | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/871 | pt_BR |
| dc.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Produção BNDES - Artigos
|