Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Gustavo Antônio Galvão dos-
dc.contributor.authorReiff, Luis Otavio de Abreu-
dc.contributor.authorTavares, Fernando Henrique-
dc.contributor.authorCorrêa, Letícia Vieira-
dc.contributor.authorAmaral, Gisele Ferreira-
dc.date.accessioned2017-12-27T14:33:54Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:46:43Z-
dc.date.available2017-12-27T14:33:54Z-
dc.date.available2018-03-19T16:46:43Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Gustavo Antônio Galvão dos et al. Um índice para educação e o impacto do BNDES. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.14, n.28 , p. [3]-54, dez. 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13997-
dc.descriptionBibliografia: p. 43pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe um novo método de composição de índices sociais. Esse método foi utilizado para construir um índice capaz de avaliar o impacto das políticas públicas na educação. Ele pode ser usado para avaliar diversos tipos de políticas, inclusive os programas e financiamentos do BNDES. O método requer os seguintes atributos: anualidade, municipalidade, agregabilidade de variáveis, flexibilidade a falhas nas bases de informações, flexibilidade a inclusão e exclusão de variáveis e dinamicidade. A aplicação do índice em todos os municípios brasileiros mostrou que o Brasil é dividido em dois no quesito educação. O Norte e o Nordeste têm uma educação similar e claramente inferior ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste. São Paulo se destaca como a melhor educação do país. Por último, foi feito um teste estatístico para ilustrar uma aplicação do índice. Avaliou-se que o impacto dos desembolsos do BNDES sobre a educação é positivo.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes a new method for composition of social indexes. This method is used to construct a index able to evaluate the impact of public policies on education. It may be used to evaluate different types of policies, including BNDES programs and financings. The method searches to achieve the following attributes: annuality, municipality, variable aggregation, flexibility and failures at information basis, flexibility to inclusion and exclusion of variables and dynamism. The application of the index in all Brazilian municipalities showed that Brazil is divided in two, as far as education is concerned. North and Northeast have a similar education and clearly lower than in the South, Southeast and Midwest. São Paulo stands out as the best education in the country. And last, a statistical test has been conducted to illustrate an application of the index. The impact of BNDES disbursements with education was evaluated. Such impact is positive.pt_BR
dc.format.extentp. [3]-54pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamentopt_BR
dc.subjectBrazilian Development Bank - Financingpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducation - Brazilpt_BR
dc.subjectPlanejamento políticopt_BR
dc.subjectPolitical planningpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectIndicadores educacionais - Brasilpt_BR
dc.subjectEducational indicators - Brazilpt_BR
dc.titleUm índice para educação e o impacto do BNDESpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/924pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 28 Um Índice para Educação e o Impacto do BNDES_P_BD.pdf2.08 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.