Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Segmentation and the use of information in brazilian credit markets_P_BD.PDF16.44 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Segmentation and the use of information in brazilian credit markets
Autor(es): Pinheiro, Armando Castelar
Moura, Alkimar Ribeiro
Palavras-chave: Análise de crédito - Brasil
Credit analysis - Brazil
Créditos
Credit
Sistema financeiro - Brasil - Serviços de informação
Financial system - Brazil - Information services
Devedores e credores
Debtor and creditor
Data do documento: 2001
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: This paper shows how interbank asymmetry of information on borrower creditworthiness influences the roles played by lenders, credit information registries (CIRs) and regulators in credit markets. We stress the importance of relationship banking as a source of information in an environment of poor accounting and widespread tax evasion and discuss how this causes the segmentation of the credit market, making CIRs concentrate on providing black information and limiting the scope of Prudential regulation. Furthermore, we show that the main traits of Market segmentation are relatively robust to changes in interest rates and the cost to outsiders of assessing borrower quality.
Este artigo mostra como a distribuição assimétrica de informação sobre a qualidade dos devedores influencia o papel de credores, bureaus de informação de crédito (BICs) e reguladores no mercado de crédito. Realçamos a importância do relacionamento bancário como fonte de informação em um ambiente marcado por práticas contábeis pouco transparentes e ampla evasão fiscal e discutimos como isso leva à segmentação do mercado de crédito, fazendo com que os BICs se concentrem em prover informação negativa e limitando o escopo da regulação prudencial. Além disso, mostramos que as principais características da segmentação do mercado são relativamente robustas a mudanças na taxa de juros e no custo para outros participantes de avaliar a qualidade do devedor.
Descrição: Bibliografia: p. 50-51
Citação: PINHEIRO, Armando Castelar; MOURA, Alkimar Ribeiro. Segmentation and the use of information in brazilian credit markets. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 58 p. (Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ; 88).
Série/Relatório no.: Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);88
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14248
Data Disponibilização: 2018-01-29T21:16:22Z
2018-03-19T19:25:57Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14248
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.