Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchapiro, Mario Gomes-
dc.date.accessioned2018-05-25T18:33:50Z-
dc.date.available2018-05-25T18:33:50Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationSCHAPIRO, Mario Gomes. Legalidade ou discricionariedade na governança de bancos públicos: uma análise aplicada ao caso do BNDES = Legalidad y discreción en la gobernanza de bancos publicos: un análisis aplicado al caso de BNDES = Legality and discretion in public governance of state-owned banks: an analysis applied to the case of BNDES. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2017. p. 105-128en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15040-
dc.descriptionArtigo publicado na Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 51, jan./fev. 2017; Bibliografia: p. 125-127; Atribuição de Licença Creative Commons 4.0: permitida cópia, redistribuição, adaptação desde que atribuído crédito; Disponível também em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/65940/pdf_99en_US
dc.description.abstractThis article aims to evaluate the institutional design of the political delegation that shapes The Brazilian Development Bank’s (BNDES) financial activities. It employs a normative framework of administrative law, concerning the types of political delegation, and studies two of them: legality and discretion. Legal governance is a type of arrangement in which policy objectives are delegated by the Congress, while discretionary public governance policy objectives are defined in the Executive branch of government. Both types have different comparative advantages in governing policies. Whereas legality favors predictability and publicity, discretion enables flexibility and less political involvement. The main claim is that, due to Brazil’s institutional environment, discretionary governance has proven advantageous. BNDES has been kept from the games of political and parliamentary clientele and it has suitable operational flexibility to act in times of economic crisis. However, this configuration also has costs, including financial agenda opacity and social accountability deficits.en_US
dc.format.extentp. 105-128en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherFundação Getúlio Vargasen_US
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)en_US
dc.subjectBrazilian Development Banken_US
dc.subjectGovernança corporativa - Brasilen_US
dc.subjectCorporate governance - Brazilen_US
dc.subjectInstituições financeiras governamentais - Brasilen_US
dc.subjectGovernment financial institutions - Brazilen_US
dc.titleLegalidade ou discricionariedade na governança de bancos públicos: uma análise aplicada ao caso do BNDESen_US
dc.title.alternativeLegality and discretion in public governance of state-owned banks: an analysis applied to the case of BNDESen_US
dc.title.alternativeLegalidad y discreción en la gobernanza de bancos publicos: un análisis aplicado al caso de BNDESen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.nobrade.niveldescricao5en_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeBNDES em Focoen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoO objetivo do artigo é avaliar o desenho institucional da relação de delegação política estabelecida na atuação do BNDES. Para isso, utiliza o referencial normativo do direito administrativo, respeitante às formas de delegação política, e trabalha com dois tipos de governança dessa delegação: a legal e a discricionária. A governança legal representa um tipo de arranjo em que os objetivos de política são delegados pelo Congresso, ao passo que na governança discricionária os objetivos públicos são definidos no âmbito do Executivo. Ambos os tipos têm diferentes vantagens comparativas para governar políticas públicas. Enquanto a legalidade favorece a previsibilidade e a publicidade, a discricionariedade enseja maior flexibilidade e menor envolvimento parlamentar. O argumento desenvolvido é o de que, em razão do ambiente institucional brasileiro, a governança discricionária tem se mostrado vantajosa. O BNDES tem sido preservado dos jogos de clientela político-parlamentar e tem garantido uma flexibilidade operacional para atuar em momentos de crise econômica. Por outro lado, essa conformação também apresenta custos, tais como: a relativa opacidade de sua agenda financeira e um menor controle social.en_US
Appears in Collections:BNDES em Foco - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Legalidade ou discricionariedade na governança de bancos públicos uma análise aplicada ao caso do BNDES_P_BD.pdf290.58 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.