DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pires, José Cláudio Linhares | - |
dc.contributor.author | Giambiagi, Fabio | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T18:57:49Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15T18:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, José Cláudio Linhares; GIAMBIAGI, Fabio. Retorno dos novos investimentos privados em contextos de incerteza: uma proposta de mudança do mecanismo de concessão de rodovias no Brasil. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2000. 40 p. (Textos para discussão ; 81). | en_US |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15684 | - |
dc.description | Na elaboração deste trabalho os autores se beneficiaram das contribuições de Sheila Najberg, que participou das conversas preliminares que geraram o artigo. Cabem também agradecimentos a Armando Castelar Pinheiro, Bruno Freire, Eduardo Mendes da Fonseca, Eriksom Teixeira Lima , Helena Caetano de Araújo, Maurício Mesquita Moreira, Maurício Serrão Piccinini e Newton Rabelo de Castro, cujos comentários permitiram enriquecer a versão final do trabalho. Naturalmente, porém, eles ficam isentos de eventuais imprecisões. Inclui bibliografia: p. 39-40 e notas. | en_US |
dc.format.extent | 40 p. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 81 | - |
dc.subject | Concessões administrativas - Brasil | en_US |
dc.subject | Concessions - Brazil | en_US |
dc.subject | Rodovias - Brasil | en_US |
dc.subject | Roads - Brazil | en_US |
dc.subject | Rodovias - Brasil - Projetos e construção | en_US |
dc.subject | Roads - Brazil - Design and construction | en_US |
dc.subject | Investimentos privados | en_US |
dc.subject | Private investments | en_US |
dc.title | Retorno dos novos investimentos privados em contextos de incerteza: uma proposta de mudança do mecanismo de concessão de rodovias no Brasil | en_US |
dc.type | Folheto | en_US |
dc.nobrade.niveldescricao | 5 | en_US |
dc.genero | Textual | en_US |
dc.comunidade | Produção BNDES | en_US |
dc.local | Rio de Janeiro | en_US |
dc.description.resumo | A necessidade de restaurar e expandir a malha rodoviária brasileira impulsionou, nos últimos cinco anos, a privatização das rodovias por meio do mecanismo de concessão. Em geral, esta tem sido feita estabelecendo-se um prazo fixo para sua vigência, com a tarifa máxima sendo fixada pelo poder concedente. Em que pese a necessidade dos investimentos privados, os impactos dos custos das tarifas sobre a circulação de mercadorias e o bem-estar da população em geral têm gerado a busca de modelos alternativos de concessão de rodovias. O objetivo deste artigo é sugerir a adoção da proposta de endogenização do prazo dos contratos de concessão, de forma que a firma vitoriosa na licitação seja a que apresentar o menor valor presente das receitas de pedágio. Segundo esse modelo, a concessão se expirará quando a receita realizada se igualar à receita esperada pela concessionária, permitindo ao poder concedente relicitar a concessão, com tarifas mais baixas, antecipando o benefício de redução das tarifas antes do prazo previsto no modelo atual. Essa proposta tem o mérito de ser particularmente importante para os novos projetos, nos quais a grande incerteza acerca do comportamento das variáveis relevantes para a estimativa de receitas pode gerar lucros extraordinários para as concessionárias, no caso de a demanda esperada ser subestimada. | en_US |
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File | Description | Size | Format | |
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Retorno dos novos investimentos privados em contextos de incerteza uma proposta de mudança do mecanismo de concessão de rodovias no Brasil. Td-81_P.pdf | 237.07 kB | Adobe PDF | View/OpenDownload |
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