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dc.contributor.authorPires, José Cláudio Linhares-
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.date.accessioned2018-10-15T18:57:49Z-
dc.date.available2018-10-15T18:57:49Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationPIRES, José Cláudio Linhares; GIAMBIAGI, Fabio. Retorno dos novos investimentos privados em contextos de incerteza: uma proposta de mudança do mecanismo de concessão de rodovias no Brasil. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2000. 40 p. (Textos para discussão ; 81).en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15684-
dc.descriptionNa elaboração deste trabalho os autores se beneficiaram das contribuições de Sheila Najberg, que participou das conversas preliminares que geraram o artigo. Cabem também agradecimentos a Armando Castelar Pinheiro, Bruno Freire, Eduardo Mendes da Fonseca, Eriksom Teixeira Lima , Helena Caetano de Araújo, Maurício Mesquita Moreira, Maurício Serrão Piccinini e Newton Rabelo de Castro, cujos comentários permitiram enriquecer a versão final do trabalho. Naturalmente, porém, eles ficam isentos de eventuais imprecisões. Inclui bibliografia: p. 39-40 e notas.en_US
dc.format.extent40 p.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofseriesTextos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 81-
dc.subjectConcessões administrativas - Brasilen_US
dc.subjectConcessions - Brazilen_US
dc.subjectRodovias - Brasilen_US
dc.subjectRoads - Brazilen_US
dc.subjectRodovias - Brasil - Projetos e construçãoen_US
dc.subjectRoads - Brazil - Design and constructionen_US
dc.subjectInvestimentos privadosen_US
dc.subjectPrivate investmentsen_US
dc.titleRetorno dos novos investimentos privados em contextos de incerteza: uma proposta de mudança do mecanismo de concessão de rodovias no Brasilen_US
dc.typeFolhetoen_US
dc.nobrade.niveldescricao5en_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA necessidade de restaurar e expandir a malha rodoviária brasileira impulsionou, nos últimos cinco anos, a privatização das rodovias por meio do mecanismo de concessão. Em geral, esta tem sido feita estabelecendo-se um prazo fixo para sua vigência, com a tarifa máxima sendo fixada pelo poder concedente. Em que pese a necessidade dos investimentos privados, os impactos dos custos das tarifas sobre a circulação de mercadorias e o bem-estar da população em geral têm gerado a busca de modelos alternativos de concessão de rodovias. O objetivo deste artigo é sugerir a adoção da proposta de endogenização do prazo dos contratos de concessão, de forma que a firma vitoriosa na licitação seja a que apresentar o menor valor presente das receitas de pedágio. Segundo esse modelo, a concessão se expirará quando a receita realizada se igualar à receita esperada pela concessionária, permitindo ao poder concedente relicitar a concessão, com tarifas mais baixas, antecipando o benefício de redução das tarifas antes do prazo previsto no modelo atual. Essa proposta tem o mérito de ser particularmente importante para os novos projetos, nos quais a grande incerteza acerca do comportamento das variáveis relevantes para a estimativa de receitas pode gerar lucros extraordinários para as concessionárias, no caso de a demanda esperada ser subestimada.en_US
Appears in Collections:Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

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