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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área de Planejamento. Departamento Econômico-
dc.contributor.authorVillela, André Arruda-
dc.contributor.authorAllen, David John-
dc.contributor.authorCafé, Sônia Lébre-
dc.date.accessioned2018-10-15T18:09:38Z-
dc.date.available2018-10-15T18:09:38Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationBANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BRASIL). Área de Planejamento. Departamento Econômico.; VILLELA, André Arruda; ALLEN, David John; CAFÉ, Sônia Lébre. Educação para a competitividade (ou a reconciliação da educação para o trabalho com a educação para a cidadania). Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, [1994]. 23 f.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15701-
dc.descriptionÉ permitida a reprodução parcial ou total deste trabalho desde que citada a fonte.en_US
dc.format.extent23 f.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofseriesTextos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 16-
dc.subjectEmpresas - Brasilen_US
dc.subjectBusiness enterprises - Brazilen_US
dc.subjectQualificações profissionaisen_US
dc.subjectVocational qualificationsen_US
dc.subjectMercado de trabalho - Brasilen_US
dc.subjectLabor market - Brazilen_US
dc.subjectEducação - Brasilen_US
dc.subjectEducation - Brazilen_US
dc.subjectProdutividadeen_US
dc.subjectProductivityen_US
dc.titleEducação para a competitividade (ou a reconciliação da educação para o trabalho com a educação para a cidadania)en_US
dc.typeFolhetoen_US
dc.nobrade.niveldescricao5en_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoO presente trabalho está dividido em quatro seções. Seção 1, Introdução. Seção 2, resenha do debate internacional em torno da qualificação profissional, no que ela influi na capacidade competitiva das empresas dentro do chamado paradigma "pós-fordista" de produção. Para tanto, é dada especial ênfase ao exame das instituições educacionais e de mercado de trabalho em alguns países industrializados. Seção 3, dedicada a uma discussão análoga, tendo por objetivo examinar a institucionalidade vigente no Brasil. Ainda nesta seção, é feita uma consolidação dos principais resultados da pesquisa de campo, no que eles se relacionam com a reestruturação industrial e as politicas de recursos humanos das empresas visitadas. Ao final, são feitas considerações gerais sobre o tema da pesquisa, seguidas de algumas indicações de políticas que possam vir a ser objeto de discussões no interior do Sistema BNDES.en_US
Appears in Collections:Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

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