Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.contributor.authorPinto, Felipe-
dc.contributor.authorRothmuller, Leandro-
dc.date.accessioned2018-10-29T14:08:38Z-
dc.date.available2018-10-29T14:08:38Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationGIAMBIAGI, Fabio; PINTO, Felipe; ROTHMULLER, Leandro. Reforma previdenciária em 2019: elementos para uma tomada de decisão. [Rio de Janeiro]: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. 48 p. (Textos para Discussão ; 127).en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15740-
dc.description"Texto original referente a julho de 2018, mas publicado em outubro deste ano devido ao período eleitoral." ; Bibliografia: p. 47-48 e notas de rodapé; Introdução -- O diagnóstico -- A reforma previdenciária debatida em 2017 -- Uma proposta de reforma para 2019 -- modelo utilizado -- Resultados das simulações -- Conclusões -- Referênciasen_US
dc.description.abstractThis article lays out possible implications of a social security reform to be discussed and approved in 2019. In the absence of a social security reform, the authors conclude it will be virtually impossible to respect the constitutional limit on public spending by 2026, last year of validity before possible revision. Accordingly, three possible reforms are contemplated: proposed constitutional amendment (PEC) presented in 2016, with simple temporal adjustments; a surrogate proposal by the PEC’s rapporteur; and the authors’ stricter proposal, which involves a higher minimum retirement age and a shorter grandfather clause. The results show that the authors’ stricter proposal, if approved, could ensure compliance with the spending cap, creating conditions for sustained growth in a context of continuous and gradual fiscal adjustment over the next few years.en_US
dc.format.extent48 p.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofseriesTextos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);127-
dc.subjectReforma previdenciáriaen_US
dc.subjectSocial security reformen_US
dc.subjectBenefícios previdenciários - Brasilen_US
dc.subjectSocial security benefits - Brazilen_US
dc.subjectEnvelhecimento da populaçãoen_US
dc.subjectPopulation agingen_US
dc.subjectPrevidência social - Brasilen_US
dc.subjectSocial security - Brazilen_US
dc.subjectBrasil - Apropriações e despesasen_US
dc.subjectBrazil - Appropriations and expendituresen_US
dc.subjectInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)en_US
dc.titleReforma previdenciária em 2019: elementos para uma tomada de decisãoen_US
dc.typeFolhetoen_US
dc.nobrade.niveldescricao5en_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15304-
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumenEste artigo discute os possíveis contornos de uma reforma da previdência social a ser discutida e aprovada em 2019. Mostra-se que, na ausência de uma reforma, será praticamente impossível respeitar o teto do gasto público até o ano de 2026, último ano de vigência antes de sua possível revisão. Isso posto, discutem-se três possíveis reformas: a proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada em 2016, com simples adaptações temporais; a proposta do substitutivo do relator da PEC; e uma proposta dos autores, mais dura, que envolve uma idade mínima maior e um menor tempo de transição. Mostra-se que, caso aprovada, uma reforma consistente possibilitaria respeitar o teto do gasto, criando as condições para a continuidade do crescimento, em um contexto de melhora fiscal contínua e gradual ao longo dos próximos anos.en_US
Appears in Collections:Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_127__Reforma previdenciaria em 2019.pdf769.05 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.