Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2019-02-04T19:42:53Z-
dc.date.available2019-02-04T19:42:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNYKO, Diego; ZENDRON, Patricia. Economia criativa = Creative economy. In: PUGA, Fernando Pimentel; CASTRO, Lavínia Barros de (Org.). Visão 2035 : Brasil, país desenvolvido : agendas setoriais para alcance da meta. 1. ed. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. p. 259-288.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16280-
dc.descriptionBibliografia: p. 285-287 e notas de rodapéen_US
dc.description.abstractThe creative and cultural industries have been gaining more and more social, cultural and economic relevance in the world. Their externalities, resilience and contribution to socioeconomic development and absorption of professionals assigned them the status of growth engine and development vector in several countries. In this context, Brazil appears as a country with high potential for development. However, to achieve this goal, there are a number of structural challenges that must be overcome. In this sense, this article is a first effort to systematize the themes and actions for the promotion of creative and cultural industries in Brazil. The result of these deliberations originated the so-called “Agenda 4C”: expansion of access to credit and financing, actions for the consumer market’s growth, technical and especially business training initiatives and articulation for sharing market knowledge and methodologies. The implementation of initiatives in these four dimensions can contribute greatly to the development of Brazil.en_US
dc.format.extentp. 259-288en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16040en_US
dc.subjectIndústria cultural - Aspectos econômicosen_US
dc.subjectCultural industries - Economic aspectsen_US
dc.subjectIndústria cultural - Indicadoresen_US
dc.subjectCultural industries - Directoriesen_US
dc.subjectIndústria cultural - Inovações tecnológicasen_US
dc.subjectCultural industries - Technological innovationsen_US
dc.subjectIndústria cultural - Brasil - Financiamentoen_US
dc.subjectCultural industries - Brazil - Financingen_US
dc.subjectEconomia criativa - Brasil - Financiamentoen_US
dc.subjectCreative economy - Brazil - Financingen_US
dc.subjectEconomia criativa - Inovações tecnológicasen_US
dc.subjectCreative economy - Technological innovationsen_US
dc.subjectEconomia criativa - Aspectos econômicosen_US
dc.subjectCreative economy - Economic aspectsen_US
dc.subjectEconomia criativa - Indicadoresen_US
dc.subjectCreative economy - Directoriesen_US
dc.titleEconomia criativaen_US
dc.title.alternativeCreative economyen_US
dc.typeCapítulo de livroen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoAs indústrias criativas e culturais vêm ganhando cada vez mais relevância social, cultural e econômica no mundo. Suas externalidades, resiliência e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e de absorção de profissionais lhe conferiram o status de motor de crescimento e vetor de desenvolvimento em diversos países. Nesse contexto, o Brasil se coloca como um país com alto potencial de desenvolvimento. Todavia, para concretizar esse objetivo, existe um conjunto de desafios estruturais que devem ser superados. Nesse sentido, esse artigo é um primeiro esforço para sistematizar temas e ações de promoção das indústrias criativas e culturais no Brasil. O resultado dessas reflexões deu origem ao que aqui se denominou “Agenda 4C”: ampliação do acesso a crédito e financiamento, ações para crescimento do mercado consumidor, iniciativas de capacitação técnica e principalmente empresarial e articulação para compartilhar conhecimento de mercado e metodologias. A implementação de iniciativas nestes quatro eixos pode contribuir sobremaneira para o desenvolvimento brasileiro.en_US
dc.contributor.authorbndesNyko, Diego-
dc.contributor.authorbndesZendron, Patricia-
Appears in Collections:Produção BNDES - Capítulos de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRCapLiv214176_Economia criativa_compl_P.pdf1.01 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.