Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRPer214067 _Informe-se_n48_compl_BD.pdf10.18 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Informe-se, n. 48, nov. 2002
Other Titles: Desempenho educacional no Brasil: o que nos diz a PNAD-2001
Educação: desempenho educacional no Brasil: o que nos diz a PNAD-2001
BNDES Authors: Ferreira, Sergio Guimarães
Moraes, Ricardo Montes de
Producer/Unit(s): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área para Assuntos Fiscais e de Emprego
Keywords: Política tributária - Brasil - Periódicos
Fiscal policy - Brazil - Periodicals
Reforma tributária - Brasil - Periódicos
Taxation - Brazil - Periodicals
Tributos - Periódicos
Taxation - Periodicals
Impostos - Brasil - Periódicos
Responsabilidade fiscal - Periódicos
Fiscal responsability - Periodicals
Impostos municipais - Brasil - Periódicos
Local taxation - Brazil - Periodicals
Contabilidade de custo - Periódicos
Cost accounting - Periodicals
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Brasil)
Educação - Brasil
Education - Brazil
Qualidade (Educação)
Quality (Education)
Desenvolvimento econômico - Efeito da educação
Economic development - Effect of education on
Rendimento escolar - Brasil
Academic achievement - Brazil
Indicadores educacionais - Brasil - 1998-2001
Educational indicators - Brazil - 1998-2001
Issue Date: Nov-2002
Place: [Rio de Janeiro]
Publisher: [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]
Replaces: Produção BNDES - Informe-SF
Resumo: Entre 1998 e 2001 , a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das crianças de 11 anos de idade estavam na escola. Em 2001, eram 98%. Um aumento substancial, no entanto, aconteceu em outra faixa de idade. Em 1998, 83% dos jovens de 15 anos freqüentavam a escola. Em 2001, eram 88%. Mas a qualidade do ensino continua baixa, o analfabetismo nas primeiras séries (mesmo tendo diminuído) ainda é alto e a repetência, comum. A média de idade dos alunos da oitava série no Nordeste é de 17,4 anos quando, sem as reprovações, deveria ser de 15. O Nordeste foi a região onde houve a maior melhora nos índices educacionais mas, ainda assim, seus índices continuam bem abaixo dos das regiões Sul e Sudeste. O perfil do atraso escolar não mudou muito nesses três anos. O atraso é maior nas áreas rurais, maior entre negros e pardos e, no ensino médio, maior entre os estudantes que trabalham. Os dados da PNAD-2001 mostram também que estudantes que vivem com suas mães estão, em média, meio ano menos atrasados que os que não têm suas mães em casa.
Description: Periodicidade: Irregular
Não reflete necessariamente as opiniões do BNDES. Informativo apenas para subsidiar análises da AFE, sob a responsabilidade de José Roberto Afonso
Citation: INFORME-SE. [Rio de Janeiro]: [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social],2001-2003. Irregular. Continuação de Informe SF.
Type: Periódico
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16461
Date Available: 2019-02-18T21:08:19Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Informe-se
Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16461
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.