Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRArt214886_Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico_compl_P_BD.pdf559.61 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico: possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação
BNDES Authors: Souto, Leonardo Fernandes
Authors: Ramos Filho, Américo da Costa
Keywords: Universidade Federal Fluminense
Gestão do conhecimento - Brasil
Knowledge management - Brazil
Ensino superior
Education, Higher
Desenvolvimento humano
Human development
Assessoria pessoal
Personal coaching
Issue Date: 2016
Publisher: KM Brasil
Resumo: Apresenta-se o estudo realizado com o objetivo geral de identificar as possibilidades de implementação do processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de alunos de graduação e sua relação com a gestão do conhecimento pessoal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), matriculados nas disciplinas de Gestão do conhecimento; Psicologia; e Métodos e processos – adotando-se a análise de conteúdo para analisar os dados descritivos coletados por meio de questionário. Como resultado, a pesquisa bibliográfica permitiu identificar a implementação de algumas práticas de coaching no ambiente acadêmico, direcionadas para alunos de graduação, e a pesquisa de campo demonstrou que, em geral, os alunos de graduação reconhecem a necessidade e o valor do oferecimento do processo de coaching, considerando sua aplicabilidade em relação a questões de natureza profissional, acadêmica e pessoal; e sua colaboração para a gestão do conhecimento, desenvolvendo competências técnicas e, no enfoque da gestão do conhecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão de informações e do autoconhecimento. Conclui-se que o coaching apresenta um grande potencial para maximizar os efeitos do processo educacional universitário e que se pode pensar em um processo educacional que contemple, complementarmente, ações de acompanhamento, direcionadas aos alunos de graduação.
Description: Bibliografia: p. 15-16
Publicado em: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/kmbr16-anais.html
Citation: RAMOS FILHO, Américo da Costa; SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico : possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação. In: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação.
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760
Date Available: 2019-09-25T15:09:16Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.