Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRArt214886_Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico_compl_P_BD.pdf | 559.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/AbrirSalvar |
Título: | Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico: possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação |
Autor(es) BNDES: | Souto, Leonardo Fernandes |
Autor(es): | Ramos Filho, Américo da Costa |
Palavras-chave: | Universidade Federal Fluminense Gestão do conhecimento - Brasil Knowledge management - Brazil Ensino superior Education, Higher Desenvolvimento humano Human development Assessoria pessoal Personal coaching |
Data do documento: | 2016 |
Editora: | KM Brasil |
Resumo: | Apresenta-se o estudo realizado com o objetivo geral de identificar as possibilidades de implementação do processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de alunos de graduação e sua relação com a gestão do conhecimento pessoal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), matriculados nas disciplinas de Gestão do conhecimento; Psicologia; e Métodos e processos – adotando-se a análise de conteúdo para analisar os dados descritivos coletados por meio de questionário. Como resultado, a pesquisa bibliográfica permitiu identificar a implementação de algumas práticas de coaching no ambiente acadêmico, direcionadas para alunos de graduação, e a pesquisa de campo demonstrou que, em geral, os alunos de graduação reconhecem a necessidade e o valor do oferecimento do processo de coaching, considerando sua aplicabilidade em relação a questões de natureza profissional, acadêmica e pessoal; e sua colaboração para a gestão do conhecimento, desenvolvendo competências técnicas e, no enfoque da gestão do conhecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão de informações e do autoconhecimento. Conclui-se que o coaching apresenta um grande potencial para maximizar os efeitos do processo educacional universitário e que se pode pensar em um processo educacional que contemple, complementarmente, ações de acompanhamento, direcionadas aos alunos de graduação. |
Descrição: | Bibliografia: p. 15-16 Publicado em: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/kmbr16-anais.html |
Citação: | RAMOS FILHO, Américo da Costa; SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico : possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação. In: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. |
Tipo: | Artigo |
Gênero: | Textual |
URI: | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760 |
Data Disponibilização: | 2019-09-25T15:09:16Z |
Aparece nas coleções: | Produção BNDES - Artigos |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.