Campo DC | Valor | Idioma |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T18:48:46Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25T18:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ricardo Cunha da et al. Estratégias e políticas públicas para o setor naval. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 27, n. 54, p. [83]-142, mar. 2021. | en_US |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/21543 | - |
dc.description.abstract | Based on the analysis of strategies and policies for the shipbuilding sector adopted by several countries, the article points out that it deserves attention from those who carry out public policies, especially in periods of contraction. Since it is a cyclical activity, with its supply chain too close to shipyards, local economies are seriously affected by any economic change in the sector. The implementation or improvement of policies at the adequate timing plays an important role for the preservation of capital stock and human capital, considering that high social costs may result from abrupt structural changes in the sector, as observed in some countries. As Asian shipyards increased their market share, traditional shipbuilders had to focus on specific niches in order to avoid the ban on its shipbuilding industry. Taking into account the international experiences and the current context of the Brazilian shipbuilding sector, the article proposes how to make the best of new business opportunities, such as the integration of offshore platform modules, platform dismantling and ship scrapping, among others. Aligned with environmental, social and governance (ESG) criteria, these proposals aim to expand the scope of the Merchant Marine Fund (FMM) to take into consideration the entire activity life cycle, within the circular economy approach. | en_US |
dc.format.extent | p. [83]-142 | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | en_US |
dc.relation.ispartof | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/21503 | en_US |
dc.subject | Fundo da Marinha Mercante (Brasil) | en_US |
dc.subject | Merchant Marine Fund (Brazil) | en_US |
dc.subject | Construção naval | en_US |
dc.subject | Shipbuilding | en_US |
dc.subject | Política pública | en_US |
dc.subject | Public policy | en_US |
dc.subject | Economia circular - Brasil | en_US |
dc.subject | Circular economy - Brazil | en_US |
dc.subject | Sustentabilidade - Brasil | en_US |
dc.subject | Sustainability - Brazil | en_US |
dc.subject | Estaleiros | en_US |
dc.subject | Shipyards | en_US |
dc.subject | Navios | en_US |
dc.subject | Ships | en_US |
dc.title | Estratégias e políticas públicas para o setor naval | en_US |
dc.title.alternative | Strategies and public policies for the naval sector | en_US |
dc.title.alternative | Setor naval | en_US |
dc.type | Artigo | en_US |
dc.genero | Textual | en_US |
dc.comunidade | Produção BNDES | en_US |
dc.local | Rio de Janeiro | en_US |
dc.description.resumo | Partindo de uma análise das estratégias e políticas adotadas no setor naval por diversos países, o artigo pontua que, por ser uma atividade cíclica, capaz de adensar a malha industrial em seu entorno, a construção naval merece atenção de formuladores de políticas públicas, principalmente em períodos de contração. O estudo destaca que a implementação ou aperfeiçoamento dessas políticas no momento adequado proporciona a preservação tanto do capital investido como do capital humano, já que elevados custos sociais podem decorrer de mudanças estruturais no setor, como observado em alguns países. Com a forte penetração dos países asiáticos no mercado de construção naval, grandes construtores tiveram que redirecionar sua atuação para nichos, a fim de evitar a extinção de sua indústria naval. A partir da análise das experiências internacionais e do contexto atual do setor naval brasileiro, o artigo apresenta propostas para o aproveitamento de novas oportunidades de negócios, como a integração de módulos de plataformas, o desmantelamento de plataformas e o sucateamento de embarcações, entre outras. Essas oportunidades incorporam critérios da agenda ambiental, social e de governança (ASG), de forma a ampliar o escopo de atuação do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para contemplar todo o ciclo de vida da atividade, sob o enfoque da economia circular. | en_US |
dc.contributor.authorbndes | Costa, Ricardo Cunha da | - |
dc.contributor.authorbndes | Mendes, André Pompeo do Amaral | - |
dc.contributor.authorbndes | Teixeira, Cássio Adriano Nunes | - |
dc.contributor.authorbndes | Rocio, Marco Aurélio Ramalho | - |
dc.contributor.authorbndes | Prates, Haroldo Fialho | - |
dc.contributor.authorbndes | Lage, Elisa Salomão | - |
Aparece nas coleções: | Produção BNDES - Artigos
|