Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2022-03-03T16:58:16Z-
dc.date.available2022-03-03T16:58:16Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationPARREIRAS, Maria Araújo et al. O potencial de contribuição do uso da tecnologia na educação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de qualidade: o caso da Iniciativa BNDES Educação Conectada = The potential contribution of the use of technology in education to Sustainable Development Goal 4 (SDG 4) – Quality Education: the case of the BNDES Educação Conectada Initiative. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, v. 28, n. 56, p. [87]-132, ed. esp., dez. 2021en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22044-
dc.descriptionInclui bibliografia: p. 127-131 e notas de rodapéen_US
dc.descriptionEste artigo é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do BNDES.en_US
dc.description.abstractWithin the scope of the 2030 Agenda, education is an autonomous objective (SDG 4). The article identifies the potential contribution of educational technologies (edtechs) to SDG 4, focusing on the case of the BNDES Educação Conectada Initiative. The literature indicates a positive but heterogeneous effect of technology on educational practices. This effect is strengthened by complementary strategies, such as offering digital resources and fostering digital skills. Edtechs can contribute to SDG 4 if they are combined with these strategies and contemplate the reduction of inequality in the access to technology in schools. In this direction, the BNDES Educação Conectada Initiative can contribute to SDG 4 by directly impacting the educational systems involved in the projects and generating legacies and learning that any educational system could appropriate.en_US
dc.format.extentp. [87]-132en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22023en_US
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)en_US
dc.subjectBrazilian Development Banken_US
dc.subjectBrasil. Ministério da Educaçãoen_US
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelen_US
dc.subjectSustainable Development Goalsen_US
dc.subjectEducação - Brasilen_US
dc.subjectEducation - Brazilen_US
dc.subjectEnsino à distância - Brasilen_US
dc.subjectDistance education - Brazilen_US
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelen_US
dc.subjectSustainable developmenten_US
dc.subjectPolítica públicaen_US
dc.subjectPublic policyen_US
dc.subjectTecnologia digitalen_US
dc.subjectDigital technologyen_US
dc.titleO potencial de contribuição do uso da tecnologia na educação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de qualidade: o caso da Iniciativa BNDES Educação Conectadaen_US
dc.title.alternativeThe potential contribution of the use of technology in education to Sustainable Development Goal 4 (SDG 4) – Quality Education: the case of the BNDES Educação Conectada Initiativeen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoNo âmbito da Agenda 2030, a educação configura um objetivo autônomo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). Este artigo identifica o potencial de contribuição do uso das tecnologias educacionais (edtechs) para o ODS 4, com enfoque no caso da Iniciativa BNDES Educação Conectada. A literatura indica um efeito positivo, porém heterogêneo, da tecnologia nas práticas educacionais. Esse efeito é robustecido por estratégias complementares, como o oferecimento de recursos digitais e o fomento a competências digitais. As edtechs têm potencial de contribuição para o ODS 4 desde que seu uso seja associado a essas estratégias e contemple a redução das desigualdades de acesso nas escolas. Nessa direção, a Iniciativa BNDES Educação Conectada pode contribuir para o ODS 4 não só ao impactar diretamente as redes envolvidas nos projetos, mas também ao gerar legados e aprendizados a serem apropriados por qualquer rede de ensinoen_US
dc.contributor.authorbndesParreiras, Maria Araújo-
dc.contributor.authorbndesBazilio, Juliana Kramer-
dc.contributor.authorbndesBorges, Eduardo Bizzo de Pinho-
dc.contributor.authorbndesMontano, Paulo Fernandes-
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
03-BNDES-Revista56-PotencialContribuicaoODS4.pdf463.37 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.