Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Rafael Igrejas da-
dc.date.accessioned2022-06-30T21:34:22Z-
dc.date.available2022-06-30T21:34:22Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.citationGAUDIOSO, Márcio Almeida; SILVA, Rafael Igrejas da. Estruturação de concessão em mobilidade urbana por opções reais: um estudo de caso do VLT de João Pessoa. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. [241]-281, mar. 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22427-
dc.descriptionInclui bibliografia: p. 277-281 e notas de rodapéen_US
dc.description.abstractThe demand uncertainty can severely impact urban mobility concessions. It is estimated that the COVID-19 pandemic generated a loss of approximately R$9.5 billion and reduced passenger demand in Brazil. The economic-financial structuring of urban mobility projects, incorporating uncertainties and flexibilities, can contribute to mitigating risks. In this study, the Real Options Theory (TOR) was used to assess the flexibility of abandoning a light rail vehicle (LRV) concession project in a scenario of demand uncertainty. The model was designed and applied to the case of the LRV in the metropolitan region of João Pessoa, Paraíba. In addition to approaching a more robust financial model for evaluating LRVs, the present study contributes to analyze the impact on the granting authority's budget with the objective of assessing the financial condition to pay for subsidies.en_US
dc.format.extentp. [241]-281en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22465-
dc.subjectCompanhia Brasileira de Trens Urbanosen_US
dc.subjectTransporte urbano - Brasilen_US
dc.subjectCity traffic - Brazilen_US
dc.subjectVeículo Leve sobre Trilhos - João Pessoa (PB) - Estudo de casosen_US
dc.subjectCOVID-19 (Doença)en_US
dc.subjectCOVID-19 (Disease)en_US
dc.subjectConcessões administrativas - Trânsito de passageiros - Brasilen_US
dc.subjectConcessions - Passenger traffic - Brazilen_US
dc.subjectInfraestrutura de transportes - Brasilen_US
dc.subjectTransport infrastructure - Brazilen_US
dc.subjectAvaliação (Finanças) - Modelos econométricosen_US
dc.subjectValuation - Econometric modelsen_US
dc.titleEstruturação de concessão em mobilidade urbana por opções reais: um estudo de caso do VLT de João Pessoaen_US
dc.title.alternativeConcession structuring in urban mobility by real options: a case study of João Pessoa LRVen_US
dc.title.alternativeMobilidade urbanaen_US
dc.title.alternativeUrban mobilityen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA incerteza de demanda pode impactar severamente as concessões de mobilidade urbana. Estima-se que a pandemia da Covid-19 gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 9,5 bilhões no setor devido à redução da demanda de passageiros no Brasil. A estruturação econômico-financeira de projetos de mobilidade urbana, incorporando incertezas e flexibilidade de cenários, pode contribuir para mitigar riscos. Neste estudo foi utilizada a teoria de opções reais (TOR) para avaliar a flexibilidade de abandono de uma concessão de veículo leve sobre trilhos (VLT) em um cenário de incerteza de demanda. O modelo foi aplicado ao sistema do VLT da região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Além de abordar uma modelagem financeira mais robusta para avaliação de VLTs, este estudo traz como contribuição uma análise de impacto de subsídios no orçamento do poder concedente.en_US
dc.contributor.authorbndesGaudioso, Márcio Almeida-
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PR_BS_v28_n55_Concessão em mobilidade_.pdf842.83 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.