Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo-Silva, Gustavo-
dc.contributor.authorLourenço, Rosenery Loureiro-
dc.contributor.authorAngotti, Marcello-
dc.date.accessioned2023-12-27T19:06:58Z-
dc.date.available2023-12-27T19:06:58Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationMELO-SILVA, Gustavo; LOURENÇO, Rosenery Loureiro; ANGOTTI, Marcello. Parcerias público-privadas: modernização administrativa e relacionamentos econômicos imersos em conflitos de interesse e corrupção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 55, n. 3, p. 538-558, maio-jun. 2021.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/24085-
dc.descriptionEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.en_US
dc.descriptionInclui bibliografia: p. 555-558 e notas de rodapé.en_US
dc.description.abstractThe 2014 FIFA World Cup in Brazil gathered approximately BRL 24 billion in investment to build and improve airports, sports arenas, ports, and urban mobility through public-private partnerships. This study analyzes these partnerships and discusses potential conflicts of interest and corruption driven by networking. From the structural sociology of relationships, we built a graphical representation of the investment network and the centrality, proximity, and intermediate positions of 446 actors involved in this sporting event. The results show that, in public-private partnerships, the state takes on different roles in public services coordination. The study found that INFRAERO is the most powerful state agency in the network of investments examined, followed by BNDES and CEF bank. In addition, the research identified seven private companies involved in the well-known corruption case Operation Car Wash. This study contributes to the literature by highlighting the composition of the investment network formed around the 2014 FIFA World Cup, enabling society and governments to consider public-private partnerships in the context of ethics, conflicts of interest, and corruption that may emerge from these relationships.en_US
dc.format.extentp. 538-558en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherFundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresasen_US
dc.subjectEmpresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuáriaen_US
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)en_US
dc.subjectBrazilian Development Banken_US
dc.subjectCaixa Econômica Federalen_US
dc.subjectCaixa Econômica Federal (Brazil)en_US
dc.subjectCopa do mundo (Futebol) - Brasilen_US
dc.subjectWorld cup (Soccer) - Brazilen_US
dc.subjectParceria público-privada - Brasil - 2014en_US
dc.subjectPublic-private sector cooperation - Brazil - 2014en_US
dc.subjectAdministração pública - Brasilen_US
dc.subjectPublic administration - Brasilen_US
dc.subjectÉtica - Brasilen_US
dc.subjectEthics - Brazilen_US
dc.subjectObras públicas - Brasil - 2014en_US
dc.subjectPublic works - Brazil - 2014en_US
dc.titleParcerias público-privadas : modernização administrativa e relacionamentos econômicos imersos em conflitos de interesse e corrupçãoen_US
dc.title.alternativeAsociaciones público-privadas : modernización administrativa y relaciones económicas inmersas en conflictos de interés y corrupciónen_US
dc.title.alternativePublic-private partnerships : administrative modernization and economic relationships immersed in conflicts of interest and corruptionen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeBNDES em Focoen_US
dc.relation.referenceshttps://www.scielo.br/j/rap/a/mwt4LRY3WmxkMC7kmtdHKXd/?lang=pten_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA Copa do Mundo de 2014 reuniu investimentos de aproximadamente 24 bilhões de reais para a construção ou adequação de aeroportos, arenas esportivas, portos e mobilidade urbana no Brasil por meio de parcerias público-privadas. O artigo objetiva analisar as parcerias entre o Estado e a iniciativa privada nos investimentos para a Copa de 2014 e discutir os conflitos de interesse e corrupção impulsionados pela formação de redes. Com base na sociologia estrutural dos relacionamentos, construímos uma representação gráfica da rede de investimentos e as posições de centralidade, proximidade e intermediação de 446 atores envolvidos nesse evento esportivo. Os resultados mostram que, nesse arranjo organizacional, os entes públicos assumem diferentes papéis na organização dos serviços públicos licitados – a Infraero é o ator público mais poderoso na rede, seguida por outras organizações de destaque, como BNDES e CEF. Além disso, a pesquisa identificou 7 empresas privadas envolvidas na operação Lava-Jato. A pesquisa contribui para evidenciar a composição da rede de investimentos e possibilitar que a sociedade e os governos considerem as parcerias público-privadas no contexto de ética, conflitos de interesse e corrupção que podem emergir desses relacionamentos.en_US
dc.description.resumenLa Copa Mundial 2014 reunió inversiones de aproximadamente 24 mil millones de reales para la construcción o mejora de aeropuertos, estadios deportivos, puertos y movilidad urbana en Brasil, a través de asociaciones públicoprivadas. El propósito del artículo es analizar las asociaciones entre el Estado y el sector privado en inversiones para la Copa Mundial 2014 y discutir posibles conflictos de intereses y corrupción impulsados por la creación de redes. A partir de la sociología estructural de las relaciones, construimos una representación gráfica de la red de inversión y las posiciones de centralidad, proximidad e intermediación de 446 actores involucrados en este evento deportivo. Los resultados muestran que en este arreglo organizativo las entidades públicas asumen diferentes roles en la organización de los servicios públicos licitados –Infraero es el actor público más poderoso de la red, seguido por otras organizaciones prominentes como BNDES y CEF–. Además, la encuesta identificó 7 empresas privadas involucradas en la operación Lava-Jato. La investigación contribuye a resaltar la composición de la red de inversión y permite a la sociedad y los gobiernos considerar las asociaciones público-privadas en el contexto de la ética, los conflictos de intereses y la corrupción que pueden surgir de estas relaciones.en_US
Appears in Collections:BNDES em Foco - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FC_Parcerias público-privadas_215306.pdf723.59 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.