Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BS 31_Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade_P.pdf797.84 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade
Authors: Guidolin, Silvia Maria
Costa, Ana Cristina Rodrigues da
Rocha, Érico Rial Pinto da
Keywords: Calçados - Indústria
Calçados - Marketing
Produção (Teoria econômica)
Concorrência
Comércio internacional
Shoe industry
Shoes - Marketing
Production (economic theory)
Competition
International trade
Issue Date: Mar-2010
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade. O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Assim, como a etapa de manufatura não é o principal fator determinante de vantagens competitivas sustentáveis, esta passa a ser realizada por empresas subcontratadas que apresentarem os menores custos, independentemente de sua localização. Dessa forma, com base na tipologia de modernização industrial, o artigo busca mostrar quais as principais estratégias adotadas pelos países para sustentar suas indústrias de forma competitiva, bem como sua inserção na cadeia global, e a estratégia do Brasil para modificar seu posicionamento e sustentar a competitividade no comércio internacional, apesar das fragilidades da indústria local.
Description: Bibliografia: p. 178-184
Citation: GUIDOLIN, Silvia Maria; COSTA, Ana Cristina Rodrigues da; ROCHA, Érico Rial Pinto da. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 147-184, mar. 2010
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Date Available: 2014-10-16T21:26:31Z
2018-03-19T16:14:26Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.