DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Menezes Filho, Naércio Aquino | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jaqueline Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T20:14:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T19:24:50Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20T20:14:44Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T19:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jaqueline Maria de; MENEZES FILHO, Naércio A. (Orient.). Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2010. 168 p. ISBN 9788587545367. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788587545367 | - |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2567 | - |
dc.description | Bibliografia: p. 133-137 | pt_BR |
dc.description | Originalmente apresentado como dissertação de mestrado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo como quesito para obtenção do título de mestre em Economia. | pt_BR |
dc.description | 2º lugar no 31º Prêmio BNDES de Economia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo é contribuir para a identificação do impacto de políticas de redução do tamanho da classe e de aumento da jornada escolar sobre o rendimento escolar. Para tanto, a metodologia de matching é aplicada aos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). Os resultados indicam que a ampliação de quatro para cinco horas na jornada dos estudantes está associada a um movimento de 0,20 desvio padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 alunos é de um movimento de 0,26 desvio padrão na distribuição de proficiência. A comparação dessas duas políticas sugere que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas tem a maior razão benefício-custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 168 p. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Prêmio BNDES de Economia;31. : 2008-2009 | - |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Qualidade (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Education - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Education and state - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Quality (Education) | pt_BR |
dc.title | Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.nobrade.niveldescricao | 5 | pt_BR |
dc.genero | Textual | pt_BR |
dc.comunidade | Produção BNDES | pt_BR |
dc.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
Appears in Collections: | Produção BNDES - Livros Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia |
File | Description | Size | Format | |
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Custo Efetividade de Politicas de Reducao do Tamanho da Classe e Ampliacao da Jornada Escolar_P_BD.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/OpenDownload |
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