Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorErber, Fabio Stefano-
dc.date.accessioned2014-10-20T21:18:44Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:11:54Z-
dc.date.available2014-10-20T21:18:44Z-
dc.date.available2018-03-19T19:11:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationERBER, Fabio Stefano. Technological dependence and learning revisited. In: PRADO, Luiz Carlos Delorme; LASTRES, Helena Maria Martins. (Org.). Estratégias de desenvolvimento, política industrial e inovação: ensaios em memória de Fabio Erber. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2014. p. 419-447.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2568-
dc.descriptionBibliografia: p. 444-447.pt_BR
dc.description.abstractO artigo compara duas visões a respeito do desenvolvimento tecnológico nos países menos desenvolvidos (PMDs): os estudos de "dependência", que salientam as limitações de transferência internacional de tecnologia e capacidade tecnológica local, assim como os trabalhos de "aprendizagem incremental local", que enfatizam as conquistas dos PMDs. Após uma breve descrição de sua formação intelectual e de seu contexto institucional, são discutidas as semelhanças e diferenças do modo como tratam o desenvolvimento tecnológico em PMDs. Argumenta-se que apesar de complementaridades substanciais, que contribuem para uma melhor compreensão do fenômeno, diferenças importantes permanecem, especialmente quanto às consequências do desenvolvimento tecnológico de PMDs para a industrialização e a divisão internacional do trabalho, concluindo que desconsiderar os fatores cíclicos induz as duas "escolas" a equívocos nesse aspecto.pt_BR
dc.description.abstractThe article compares two contrasting views on technological development of Least Developed Countries (LDCs): the "dependence" studies, which stress the limitations of international technology transfer and indigenous technological capability and the "incremental indigenous learning" works, which emphasize the achievements of LDCs. After a brief description of their intellectual background and institutional setting, the similarities and differences of their treatment of technological development in LDCs are discussed. It is argued that despite substantial complementarities, which contribute to a better understanding of the phenomenon, important differences remain, especially as regards the consequences of LDCs technological development for industrialization and the international division of labor, concluding that the disregard of cyclical factors mislead the two "schools" in this respect.pt_BR
dc.format.extentp. 419-447.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectIndústria de alta tecnologiapt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectHigh technology industriespt_BR
dc.titleTechnological dependence and learning revisitedpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Capítulos de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Technological dependence_P.pdf288.78 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.