Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Augusto Cesar Arenaro e Mello-
dc.contributor.authorCaputo, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorMarques, Pedro Henrique de Morais-
dc.date.accessioned2014-10-21T21:14:39Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:30:28Z-
dc.date.available2014-10-21T21:14:39Z-
dc.date.available2018-03-19T16:30:28Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationDIAS, Augusto Cesar Arenaro e Mello; CAPUTO, Ana Cláudia; MARQUES, Pedro Henrique de Morais. Motivações e impactos da internacionalização de empresas: um estudo de múltiplos casos na indústria brasileira. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 38, p. 139-180, dez. 2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2574-
dc.descriptionBibliografia: p. 179-180pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda as principais motivações que levaram algumas empresas brasileiras a se expandir em mercados externos e, principalmente, avalia os impactos decorrentes desse processo em suas exportações, na inovação, no quadro de colaboradores e na cadeia produtiva. Para atingir esse objetivo, foram realizadas entrevistas estruturadas com executivos diretamente envolvidos no processo de internacionalização de seis empresas industriais que receberam apoio financeiro no âmbito da Linha de Internacionalização de Empresas do BNDES: Bematech, Braskem, Eurofarma, Marfrig, Metalfrio e WEG. Os resultados obtidos mostram que as principais motivações para a expansão internacional dessas empresas foram a busca por novas tecnologias e a busca por novos mercados. Os resultados também sugerem que os impactos mais relevantes se deram na absorção de novas tecnologias e na capacitação do quadro de colaboradores.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the main motivations that led some Brazilian companies to expand into foreign markets. Most importantly, it assesses the impacts of this process in the companies, especially to achieve this aim, structured interviews were conducted with executives directly involved in the internationalization process of six firms, which received funding from BNDES’ Line for Marfrig, Metalfrio and WEG. The results show that the main motivations for the international expansion of these companies were the search for new technologies and new markets. The results also suggest that the most relevant impacts of this process took place on absorption of new technologies and workforce training.pt_BR
dc.format.extentp. 139-180pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.relation.ispartofhttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/914-
dc.subjectGlobalização - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpresas - Brasilpt_BR
dc.subjectIndústrias - Brasilpt_BR
dc.subjectGlobalization - Brazilpt_BR
dc.subjectBusiness enterprises - Brazilpt_BR
dc.subjectIndustries - Brazilpt_BR
dc.titleMotivações e impactos da internacionalização de empresas: um estudo de múltiplos casos na indústria brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB 38 Motivações e impactos da internacionalização de empresas_P.pdf558.74 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.