Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2025-01-09T16:22:48Z-
dc.date.available2025-01-09T16:22:48Z-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.citationVILLEN, Felipe Borim et la. Descarbonização no transporte de cargas. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [5]-55, set. 2024.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26087-
dc.descriptionÉ permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.en_US
dc.descriptionBibliografia: p. 50-55en_US
dc.description.abstractFreight transportation produces a significant portion of all greenhouse gas (GHG) emissions. Usually, the solutions that have been proposed to decarbonize transportation modes focus on fleet electrification and other mechanisms for intrinsic efficiency gains in each mode of transportation. This study advocates that, in order to promote an effective reduction in emissions, it is necessary, in the medium- and long-term, prioritize the balancing of the logistics matrix and the transfering the long-distance loads from the road to other more efficient modes of transport in order to effectively reduce emissions. Such advantage is shown in the marginal gain of transferring each ton/kilometer (TKM) and in the total potential gain resulting from implementing a pipeline of projects proposed by the government portfolio, over a 20-year horizon, with avoided emissions of 5.5 million tons of CO2e/year, or 7.1% reduction. It is emphasized that the solutions for intrinsic efficiency gains are also relevant in the joint effort to decarbonize transport modes. Brazilian Development Bank (BNDES) plays a fundamental role in the decarbonization process, supporting the structuring and financing of projects and promoting the development of new solutions and the acquisition of machines and equipment with these new embedded technologies.en_US
dc.format.extentp.[5]-55en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26067-
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)en_US
dc.subjectTransporte de carga - Brasilen_US
dc.subjectCabotagem (Transporte de carga) - Brasilen_US
dc.subjectTransporte rodoviário de carga - Brasilen_US
dc.subjectTransporte ferroviário de carga - Brasilen_US
dc.subjectRedução de gases do efeito estufaen_US
dc.subjectBrazilian Development Banken_US
dc.subjectPack transportation - Brazilen_US
dc.subjectCoastwise shipping - Brazilen_US
dc.subjectTrucking - Brazilen_US
dc.subjectRailroads – Freight - Brazilen_US
dc.subjectGreenhouse gas mitigationen_US
dc.titleDescarbonização no transporte de cargasen_US
dc.title.alternativeFreight transport decarbonizationen_US
dc.title.alternativeInfraestrutura de transportesen_US
dc.title.alternativeTransportation infrastructureen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoO transporte de cargas responde por parcela importante do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em geral, as soluções propostas para a descarbonização dos transportes concentram-se na eletrificação da frota e em outros mecanismos de ganhos intrínsecos de eficiência de cada modo de transporte. Este artigo advoga que, para promover uma efetiva redução de emissões, há necessidade de priorização, no médio e longo prazos, do balanceamento da matriz logística, com transferência de cargas de longa distância do caminhão para outros modos de transporte mais eficientes. Tal necessidade se manifesta tanto no ganho marginal de transferência de cada tonelada por quilômetro útil (TKU) quanto no ganho potencial total, decorrente da implantação de um pipeline de projetos sugeridos na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o horizonte de vinte anos, evitando emissões de 5,5 milhões de toneladas de carbono equivalente por ano (CO2e/ano), o equivalente a 7,1% de redução. Ressalta-se ainda que as soluções de ganhos intrínsecos de eficiência são também relevantes no esforço conjunto para a descarbonização dos transportes. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por sua vez, vem desempenhando papel fundamental no processo de descarbonização dos transportes, atuando na estruturação e financiamento de projetos, no desenvolvimento de novas soluções e na aquisição de máquinas e equipamentos que utilizam novas tecnologias.en_US
dc.contributor.authorbndesVillen, Felipe Borim-
dc.contributor.authorbndesFerreira, Tiago Toledo-
dc.contributor.authorbndesNunes, Bernardo Furtado-
dc.contributor.authorbndesDalto, Edson José-
dc.contributor.authorbndesPinto, Marco Aurélio Cabral-
dc.contributor.authorbndesCosta, Paulo Marcelo Raposo Machado-
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRArt 216307_Descarbonização no transporte de cargas.pdf603.59 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.