Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLemos, Mario Luiz Freitas-
dc.contributor.authorRosa, Sérgio Eduardo Silveira da-
dc.date.accessioned2014-10-24T19:04:07Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:32:26Z-
dc.date.available2014-10-24T19:04:07Z-
dc.date.available2018-03-19T16:32:26Z-
dc.date.issued2003-03-
dc.identifier.citationLEMOS, Mario Luiz Freitas; ROSA, Sergio Eduardo Silveira da. O segmento de shopping centers no Brasil e o BNDES. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 17, p. 171-186, mar. 2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2691-
dc.description.abstractO segmento de shopping centers experimentou nas últimas décadas um crescimento acelerado, que pode ser detectado não apenas pela ampliação do número de empreendimentos, como também pela expansão dos já existentes. Tal crescimento elevou continuamente a participação dos shoppings nas vendas do varejo, representando um avanço sobre o comércio de rua tradicional. A crise por que passa o comércio em geral vem afetando a atividade de shopping centers, cujos reflexos mais aparentes são a estagnação das vendas e a redução no poder de barganha dos empreendedores junto aos lojistas, reduzindo suas fontes de receita. A participação direta do BNDES no segmento de shoppings iniciou-se em 1995. Nos primeiros anos, as operações apresentavam condições diferenciadas dos demais setores. O Banco cobrava maior remuneração e oferecia menores prazos em relação às suas operações tradicionais, em razão da alta lucratividade e do rápido retorno dos empreendimentos. No final de 2002, o BNDES possuía em sua carteira 21 operações diretas com shopping centers, correspondendo a 0,6% de sua carteira de empréstimos.pt_BR
dc.format.extentp. 171-186pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamentopt_BR
dc.subjectCentros comerciais - Brasilpt_BR
dc.subjectComércio varejista - Brasilpt_BR
dc.subjectBrazilian Development Bank - Financingpt_BR
dc.subjectShopping centers - Brazilpt_BR
dc.subjectRetail trade - Brazilpt_BR
dc.titleO segmento de shopping centers no Brasil e o BNDESpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BS 17 O Segmento de Shopping Centers no Brasil e o BNDES_P.pdf123.63 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.