Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Eriksom Teixeira-
dc.contributor.authorFaveret Filho, Paulo de Sá Campello-
dc.contributor.authorPaula, Sergio Roberto Lima de-
dc.date.accessioned2014-12-11T19:58:14Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:33:04Z-
dc.date.available2014-12-11T19:58:14Z-
dc.date.available2018-03-19T16:33:04Z-
dc.date.issued2000-09-
dc.identifier.citationLIMA, Eriksom Teixeira; FAVERET FILHO, Paulo de Sá Campello; PAULA, Sergio Roberto Lima de. Logística para os agronegócios brasileiros: o que é realmente necessário?. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 12, p. [161]-173, set. 2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2925-
dc.descriptionBibliografia: p. 173pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre como aumentar a competitividade da economia brasileira tem dominado, nos últimos anos, as pautas privada, pública e acadêmica. Diversas proposições têm sido apontadas como soluções definitivas para os problemas de competitividade, agrupados normalmente sob a denominação genérica de "Custo-Brasil". No setor de agronegócios, em especial, as várias proposições sempre indicam a necessidade de reestruturação da matriz de transportes, com a priorização das hidrovias e ferrovias, de forma a corrigir um possível viés rodoviarista, o qual prejudicaria a competitividade da agroindústria nacional frente a seus concorrentes. Este artigo apresenta um sumário das propostas em discussão (os denominados "corredores de transportes") e as estatísticas de transportes norte-americanas, comparando-as com as projeções realizadas no estudo Eixos de integração e desenvolvimento, realizado pelo BNDES e utilizado na confecção do novo Plano Plurianual 2000-2003 do governo federal, o "Avança Brasil". Ao final, realiza-se uma análise que demonstra que a situação brasileira é equivalente à observada nos Estados Unidos e que os problemas existentes são prioritariamente de natureza regulatória, e não de falta de investimentos em novos, grandes e custosos projetos, que visam recriar aqui uma cópia da matriz de transportes norte-americana, sem que se obtenha a mesma eficácia, dadas as especificidades geográficas de cada país.pt_BR
dc.format.extentp. [161]-173pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectAgroindústria - Brasilpt_BR
dc.subjectTransporte de mercadorias - Brasilpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectLogística - Regulamentaçãopt_BR
dc.subjectAgricultural industries - Brazilpt_BR
dc.subjectShipment of goods - Brazilpt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectLogistics - Laws and regulationspt_BR
dc.titleLogística para os agronegócios brasileiros: o que é realmente necessário?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1292pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BS 12 Logística para os Agronegócios Brasileiros_P.pdf193.73 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.