Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Eriksom Teixeira-
dc.contributor.authorCarvalho Junior, Mario Cordeiro de-
dc.contributor.authorRosa, Joal de Azambuja-
dc.date.accessioned2014-12-22T14:03:43Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:12:42Z-
dc.date.available2014-12-22T14:03:43Z-
dc.date.available2018-03-19T16:12:42Z-
dc.date.issued1999-03-
dc.identifier.citationLIMA, Eriksom Teixeira; CARVALHO JUNIOR, Mario Cordeiro de; ROSA, Joal de Azambuja. Definindo alvos para a promoção de exportações. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 9, p. 135-160, mar. 1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2963-
dc.descriptionBibliografia: p. 159-160pt_BR
dc.description.abstractOs maiores entraves ao aumento das exportações são normalmente associados as deficiências nos serviços de infra-estrutura e a excessiva burocratização nas práticas fiscalizatórias e aduaneiras. O termo "Custo-Brasil" é usado extensivamente para designar esses (e quaisquer outros) entraves, e combatê-lo tornou-se a prioridade máxima no país. Este artigo apresenta um enfoque complementar para o problema de "como aumentar as exportações?", ressaltando que, apesar de políticas horizontais, destinadas a eliminar ou reduzir o "Custo-Brasil", serem essenciais, há necessidade de introduzir políticas ativas de promoção às exportações, visando principalmente às empresas produtoras de não-commodities, na sua maioria firmas de pequeno porte. Além disso, são apresentadas uma metodologia para identificação de produtos-alvo para exportações e uma aplicação prática para o caso do Rio Grande do Sul. Nas conclusões, são sugeridas diretrizes que deveriam embasar as novas políticas de estímulo as exportações.pt_BR
dc.format.extentp. 135-160pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectComércio exterior - Promoçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul - Política econômicapt_BR
dc.subjectForeign trade promotionpt_BR
dc.subjectEconomic developmentpt_BR
dc.subjectExportspt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul (Brazil : State) - Economic policypt_BR
dc.titleDefinindo alvos para a promoção de exportaçõespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1288pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BS 09 Definindo alvos para a promoção da exportação_P.pdf6.45 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.