Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDequech Filho, David-
dc.contributor.authorPereira, Marcelo de Carvalho-
dc.date.accessioned2015-01-16T18:49:20Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:26:48Z-
dc.date.available2015-01-16T18:49:20Z-
dc.date.available2018-03-19T19:26:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcelo Carvalho. O setor de internet no Brasil: uma análise da competição no mercado de acesso. Rio de Janeiro: BNDES, 2014. (Prêmio BNDES de Economia)pt_BR
dc.identifier.isbn9788587545503-
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3241-
dc.descriptionBibliografia: p. 405-442pt_BR
dc.descriptionOriginalmente apresentado como dissertação de mestrado ao Instituto de Economia da Unicamp para obtenção do título de mestre em Ciências Econômicaspt_BR
dc.description1º lugar no 33º Prêmio BNDES de Economia, categoria mestradopt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é o estudo da dinâmica da competição no mercado de acesso do setor de internet brasileiro, por meio da aplicação de metodologia de simulação computacional agent-based do tipo history-friendly, com base na abordagem da teoria dos sistemas complexos. O foco de pesquisa são a análise dos processos de organização e mudança da estrutura do setor de internet e seu impacto na dinâmica competitiva interfirma no mercado de serviço de acesso à internet, no período 1996-2010. A hipótese central é que características específicas do ambiente institucional do setor foram determinantes sobre a dinâmica desses processos. O modelo de simulação será construído com base na teoria evolucionária neoschumpeteriana, somada aos atributos relevantes da teoria institucional contemporânea. Como será demonstrado, os resultados empíricos não são adequadamente explicados por cada uma dessas teorias, individualmente, tampouco pela organização industrial tradicional. A hipótese de trabalho é que a integração de uma dupla perspectiva teórica, coevolucionária, permitirá o tratamento adequado dos fatos estilizados provenientes da análise empírica sobre o setor. Será proposta solução de modelagem para responder a algumas das questões relevantes sobre a dinâmica competitiva no mercado de acesso à internet. Espera-se que os resultados obtidos sejam relevantes para aumentar a compreensão sobre um importante setor no Brasil, por meio de uma abordagem inovadora. A pesquisa proposta pretende oferecer uma contribuição aos estudos sobre dinâmica setorial e competição em indústrias diferenciadas, dentro da área de economia industrial.pt_BR
dc.format.extent473 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.relation.ispartofseriesPrêmio BNDES de Economia;33. : 2014-
dc.subjectInternet - Brasilpt_BR
dc.subjectConcorrência - Brasilpt_BR
dc.subjectIndústria da informação - Brasilpt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimento - Brasilpt_BR
dc.subjectInternet - Brazilpt_BR
dc.subjectCompetition - Brazilpt_BR
dc.subjectInformation industry - Brazilpt_BR
dc.subjectKnowledge economy - Brazilpt_BR
dc.titleO setor de internet no Brasil: uma análise da competição no mercado de acessopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concurso0212_33_premiobndes_Mestrado_P_BD.pdf20.58 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.