Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVelasco, Luciano Otávio Marques de-
dc.date.accessioned2015-06-19T19:17:01Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:16:04Z-
dc.date.available2015-06-19T19:17:01Z-
dc.date.available2018-03-19T16:16:04Z-
dc.date.issued1994-06-
dc.identifier.citationVELASCO, Luciano Otávio Marques de. A indústria marítima: políticas de geração de recursos e mecanismos de proteção. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. [143]-173, jun. 1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/5267-
dc.descriptionBibliografia: p. 172-173pt_BR
dc.description.abstractEste artigo procura apresentar como, e de que formas, os governos atuam no sentido de estimular financiamentos em setores específicos, oferecendo diferenciais que estimulem as decisões. Examina unicamente a indústria marítima e apresenta as diversas formas de incentivos fiscais e financeiros que diversos países usam para estimular investimentos privados em suas indústrias. O mercado mundial de construção naval vem sendo tradicionalmente financiado por recursos advindos das empresas privadas e do governo, e - fora o Brasil - a responsabilidade pelo fornecimento dos recursos é dividida entre todos os agentes envolvidos. São apresentados os diversos tipos de financiamentos colocados à disposição dos investidores e as formas usadas pelos governos para auxiliar suas empresas de Marinha Mercante e seu parque industrial de construção naval. Por adotar uma política bastante particular no tocante à geração de recursos para o setor, o Brasil mereceu de um capítulo a parte.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the several forms governments try to stimulate investment in their own country by altering the climate in which such decisions are made. It is concentrated on the shipbuilding industry and considers the forms of fiscal andfinancial incentives which are used by several govemments to promote or encourage private investments in this industry. In the world markets, shipbuilding has traditionally been financed through a mixture of private and governmentfunding and - except Brazil - the responsibility for providing credits is split arnong them. The various types offinance packages available to investors are presented, as well as how can governments help their shipyards and shipowners. Brazil since has a particular source of finance for the sector, a separate chapter on its shipping policy is presented.pt_BR
dc.format.extentp. [143]-173pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundo da Marinha Mercante (Brasil)pt_BR
dc.subjectConstrução naval - Subsídiospt_BR
dc.subjectArrendamento mercantilpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectIncentivos fiscaispt_BR
dc.subjectNavios - Financiamentopt_BR
dc.subjectMerchant Marine Fund (Brazil)pt_BR
dc.subjectShipbuilding subsidiespt_BR
dc.subjectIndustrial equipment leasespt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.subjectTax incentivespt_BR
dc.subjectShips - Financingpt_BR
dc.titleA indústria marítima: políticas de geração de recursos e mecanismos de proteçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/863pt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 01 A Indústria Marítima_Políticas de Geração de Recursos_P.pdf4.31 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.