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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Paulo Roberto de Sousa-
dc.contributor.authorMöller Junior, Oscar-
dc.date.accessioned2016-01-11T17:39:01Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:22:12Z-
dc.date.available2016-01-11T17:39:01Z-
dc.date.available2018-03-19T16:22:12Z-
dc.date.issued1997-03-
dc.identifier.citationMELO, Paulo Roberto de Sousa; MÖLLER JUNIOR, Oscar. Panorama da automação comercial no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 5, p. [129]-143, mar. 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7106-
dc.description.abstractO texto enfoca a importância do processo de automação comercial no Brasil, apesar do estágio incipiente em que ainda se encontra. As razões de sua importância encontram-se não só nos aspectos de modernização do setor e, consequentemente, nos melhores serviços prestados aos consumidores, mas também no seu impacto na indústria fornecedora de hardware e software para automação. Outro aspecto realçado é o efeito fiscal do processo, sendo sintetizado o quadro institucional que o cerca no Brasil, bem como citadas algumas experiências internacionais bem-sucedidas, todas vinculadas a obrigatoriedade de registros das operações sem possibilidade de violação da chamada memória fiscal. A análise do potencial de mercado e investimentos revela números expressivos, apontando para investimentos totais da ordem de US$4,5 bilhões no ano 2.000 que, se forem seguidos os padrões médios do setor, significarão cerca de US$3,5 bilhões em equipamentos diversos e US$1 bilhão em software e serviços. A análise da oferta interna de soluções de automação comercial, por sua vez, revela as principais empresas envolvidas no setor, cuja liderança cabe a quatro delas (IBM, Itautec, Philco, Unisys e Dataregis), mas que conta com diversas outras de menor porte ofertando itens diversos necessários a cada solução, podendo-se concluir que o parque instalado no país está apto a enfrentar o desafio do crescimento intensivo do mercado. Finalmente, é feita uma análise do apoio do BNDES ao setor, ressaltando-se que as empresas de menor porte que desenvolvem tecnologia necessitarão de instrumentos de apoio financeiro que envolvam a assunção, pelo Banco, de algum risco.pt_BR
dc.format.extentp. [129]-143pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamentopt_BR
dc.subjectComércio - Automaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de ponto de vendaspt_BR
dc.subjectAutomação - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectConcorrência internacionalpt_BR
dc.subjectBrazilian Development Bank - Financingpt_BR
dc.subjectCommerce - Automationpt_BR
dc.subjectPoint-of-sale systemspt_BR
dc.subjectAutomation - Equipment and suppliespt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.subjectInternational tradept_BR
dc.titlePanorama da automação comercial no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1289pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

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