Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 05 Principais materias primas utilizadas na industria textil_P.pdf11.09 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Principais matérias-primas utilizadas na indústria têxtil
Autor(es): Oliveira, Maria Helena de
Palavras-chave: Indústria têxtil
Textile industry
Matérias-primas
Raw materials
Concorrência internacional
Competition, International
Fibras sintéticas
Textile fibers, Synthetic
Fibras artificiais
Fibras têxteis
Textille fibers
Fibras químicas
Chemical fibers
Data do documento: Mar-1997
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: A indústria têxtil foi bastante afetada pelo processo de abertura da economia brasileira, principalmente no período 1992/95. Para se adequar ao novo padrão comercial, o setor está passando por um processo de reestruturação empresarial e organizacional que deverá continuar ainda nos próximos anos. Este trabalho analisa o comportamento das principais matérias-primas utilizadas pelo setor, sugerindo algumas medidas que poderiam ser adotadas com o intuito de solucionar alguns dos problemas centrais de determinados subsetores, tendo sempre em mente o processo de globalização da economia brasileira. Além disso, é feita uma análise detalhada das principais fibras naturais, artificiais e sintéticas. Por último, são apresentadas as principais tendências, procurando traçar um painel de todas as fibras, destacando as que demonstram competitividade internacional (como a seda), as que estão em processo de extinção (o rami), as que vêm tendo um crescimento estável (a lã), as que hoje apresentam uma grande dependência externa (o algodão) e as que possuem perspectivas favoráveis de crescimento (o poliéster).
Publicação relacionada: BNDES Setorial, n. 5, mar. 1997
Citação: OLIVEIRA, Maria Helena de. Principais matérias-primas utilizadas na indústria têxtil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 5, p. [71]-109, mar. 1997.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7153
Data Disponibilização: 2016-02-02T14:24:09Z
2018-03-19T16:22:43Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7153
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.