Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Mario Luiz Freitas-
dc.date.accessioned2016-07-13T20:01:22Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T18:18:58Z-
dc.date.available2016-07-13T20:01:22Z-
dc.date.available2018-03-19T18:18:58Z-
dc.date.issued2008-06-
dc.identifier.citationLEMOS, Mario Luiz Freitas. Um roteiro para análise da concorrência e da estratégia competitiva. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.14, n.29 , p. [235]-276, jun. 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/8157-
dc.descriptionBibliografia: p. 272-275.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo resume algumas contribuições acerca da concorrência e da estratégia empresarial, tendo por objetivo discutir: os fatores determinantes da concorrência intra-setorial; os fundamentos e as possibilidades de cooperação entre empresas; a sustentação de diferenciais de desempenho entre firmas; e, por último, como se concretizam as estratégias nas organizações. A Seção 1 revê, de modo breve, a história do pensamento sobre concorrência e estratégia. Por sua vez, a Seção 2 apresenta as principais ferramentas de análise setorial, como o modelo de cinco forças de Porter, algumas generalizações em termos de cooperação vertical e a visão baseada em conhecimento. A Seção 3 expõe algumas visões a respeito da assimetria de desempenho intra-setorial, com ênfase na teoria baseada em recursos. A Seção 4 trata da estratégia em si, abordando a posição de Mintzberg acerca da gênese da estratégia, o conceito de cadeia de valor, o desenvolvimento de capacidades e, por último, a questão do investimento e a sua importância para a sobrevivência da empresa no ambiente econômico.pt_BR
dc.description.abstractThis article presentes some insights on competition and business strategies and discusses: the determining factors of competition among the sectors; the principles and the possibilities of establishing any type of cooperation among the companies; the features distinguishing the companies; and, last but not least, how the organizational strategies are developed. Section 1 presents a concise review on the background of thoughts on competition and strategy. Section 2 then, presents the main sector analysis tools, such as Porter's Five Forces, some generalizations in terms of top-down cooperation and a knowledge-based vision. Section 3 presents some views on the asymmetric performance within sectors, emphasizing the resource-based theory. Section 4 discusses the strategy itself, addressing Mintzberg's view on the genesis of the strategy, the concept of value chain, the development of skills and, at last, the issue of investment, and its importance for the company's survival in the marketplace.pt_BR
dc.format.extentp. [235]-276pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.titleUm roteiro para análise da concorrência e da estratégia competitivapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/925pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB 29 Um Roteiro para Análise da Concorrência e da Estratégia Competitiva_P_BD.pdf218.62 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.