Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 43 Biorrefinaria integrada à indústria de celulose no Brasil. _P_BD.epub1.92 MBEPUBVisualizar/AbrirSalvar
BS 43 Biorrefinaria integrada à indústria de celulose no Brasil. _P_BD.pdf335.53 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Biorrefinaria integrada à indústria de celulose no Brasil : oportunidade ou necessidade?
Autor(es): Nali, Eduardo Christensen
Ribeiro, Leonardo Brandão Nader Magliano
Hora, André Barros da
Palavras-chave: Indústria de celulose - Brasil
Cellulose industry - Brazil
Produtividade industrial
Industrial productivity
Pesquisa e desenvolvimento
Research and development
Data do documento: Mar-2016
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O segmento de celulose compete em âmbito global. As empresas localizadas no hemisfério Norte, com condições menos propícias para a formação de base florestal, vêm testemunhando constante perda de competitividade, o que faz com que desenvolvam ou adotem novas tecnologias visando à confecção de produtos de maior valor agregado, utilizando como base a fábrica de celulose, o que define o conceito de biorrefinaria. Não obstante o potencial que se apresenta nas biorrefinarias, os países localizados no hemisfério Sul – com destaque para o Brasil, em virtude da alta competitividade florestal – têm mantido o foco na produção da celulose, enquanto investem em pesquisas sobre biorrefinarias e buscam parcerias e tecnologias que possam ser adotadas nas plantas industriais locais, altamente competitivas e de grande escala. A inegável vocação florestal brasileira, tanto natural quanto oriunda de esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), tem potencial para pôr o país em uma posição singular no que tange ao mercado de bioprodutos derivados de biorrefinarias integradas às plantas de celulose.
Descrição: Bibliografia: p. 291-294.
Publicação relacionada: BNDES Setorial, n. 43, mar. 2016
Citação: NALI, Eduardo Christensen; RIBEIRO, Leonardo Brandão Nader Magliano; HORA, André Barros da. Biorrefinaria integrada à indústria de celulose no Brasil: oportunidade ou necessidade? BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.43 , p. [257]-294, mar. 2016.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9578
Data Disponibilização: 2016-10-07T15:20:07Z
2018-03-19T17:07:09Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9578
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.