Skip navigation



Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.date.accessioned2016-10-20T14:38:30Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T18:41:37Z-
dc.date.available2016-10-20T14:38:30Z-
dc.date.available2018-03-19T18:41:37Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationGIAMBIAGI, Fabio. Um cenário fiscal para 2011-2018, com aumento do investimento e maior controle do gasto corrente. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n.32 , p. 219-264, dez. 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9640-
dc.descriptionBibliografia: p. 262-263pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um cenário provável para a evolução das contas públicas do Brasil ao longo de 2011-2018, em um contexto de aprovação de reformas moderadas. A premissa de um ambiente internacional favorável, combinada com um controle mais estrito do gasto, permitiria o declínio da relação dívida pública/Produto Interno Bruto - PIB e do coeficiente gasto corrente/PIB. Para isso, porém, o próximo governo teria de fazer um ajuste em 2011 e aprovar algumas medidas de contenção do gasto nos anos seguintes. Nesse caso, o Brasil poderia ingressar na segunda metade da década em uma etapa de déficits fiscais próximos a apenas 1% do PIB. Nesse contexto, as despesas de juros nominais, que foram, em média, de 7% do PIB nos últimos 15 anos, cairiam para 3% do PIB no final da projeção e o investimento público federal triplicaria sua importância em relação ao PIB em oito anos.pt_BR
dc.description.abstractThe paper shows a probable scenario for the Brazilian fi scal accounts during 2011-2018 with the approval of moderate reforms. The assumption of a favorable international environment, associated with a more strict control of expenditures, would allow a reduction of the public debt/ Gross Domestic Product - GDP and current expenditures/GDP ratios. In order to achieve these targets, however, the next government should have to implement an adjustment in 2011 and to approve some measures to control expenditures in the following years. In this case, Brazil would enter in the second half of the decade into a period of nominal fiscal deficit next to just 1% of GDP. In this context, nominal interest expenditures, that have reached an average of 7% of GDP in the last 15 years, would be reduced to 3% of GDP at the end of the projection and the federal public investment/GDP ratio would triple in eight years.pt_BR
dc.format.extentp. 219-264pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectPolítica tributária - Brasil - 2011-2018pt_BR
dc.subjectFiscal policy - Brazil - 2011-2018pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Aspectos sociais - Brasilpt_BR
dc.subjectEconomic development - Social aspects - Brazilpt_BR
dc.subjectDespesa pública - Brasil - 2011-2018pt_BR
dc.subjectExpenditures, Public - Brazil - 2011-2018pt_BR
dc.subjectProduto interno bruto - Brasil - 2011-2018pt_BR
dc.subjectGross state product - Brazil - 2011-2018pt_BR
dc.titleUm cenário fiscal para 2011-2018, com aumento do investimento e maior controle do gasto correntept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/908pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RB 32 Um cenário fiscal para 2011-2018, com aumento do investimento e maior controle do gasto corrente_P_BD.pdf178.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.