DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Baran, Renato | - |
dc.contributor.author | Legey, Luiz Fernando Loureiro | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-09T18:34:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T16:23:55Z | - |
dc.date.available | 2014-05-09T18:34:57Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T16:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2011-03 | - |
dc.identifier.citation | BARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1414-9230 | - |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1489 | - |
dc.description | Bibliografia: p. 222-224 | pt_BR |
dc.description | Este artigo foi apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Energia (novembro de 2010). | pt_BR |
dc.description.abstract | Vistos por muitos como um grande avanço tecnológico, os automóveis híbridos e elétricos não são novidade no mercado. Já foram fortes concorrentes dos automóveis convencionais, mas, por razões que serão explicadas a seguir, foram preteridos e tiveram desde os anos 1930 participação marginal na história do automóvel. No entanto, desde o lançamento do Toyota Prius, em 1997, o mercado norte-americano tem assistido a um grande número de lançamentos de automóveis híbridos e, mais recentemente, de veículos puramente elétricos. Esse fato pode ser atribuído em grande parte ao incentivo do governo americano aos fabricantes e consumidores de veículos híbridos e elétricos. Este trabalho tem três objetivos: (1) discutir as razões que levaram o governo norte-americano a tomar essa atitude, apresentando a dimensão e as consequências da dependência do petróleo importado sobre a economia norte-americana; (2) analisar os principais fatos históricos que levaram à ascensão e queda dos automóveis híbridos e elétricos; e (3) discutir as implicações da introdução de carros elétricos no Brasil. Conclui-se que, além das questões ambientais e do uso mais efi ciente da energia, o governo norte-americano tem como principal fator motivador o aumento a segurança energética do país. Para o Brasil, dado o estágio de desenvolvimento de sua frota, o incentivo à utilização do carro elétrico pode trazer profundas mudanças no consumo de energia num futuro não muito distante. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | pt_BR |
dc.relation.ispartof | BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011. | - |
dc.subject | Automóveis elétricos - Brasil - História | pt_BR |
dc.subject | Electric automobiles - Brazil - History | pt_BR |
dc.title | Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.nobrade.niveldescricao | 5 | pt_BR |
dc.genero | Textual | pt_BR |
dc.comunidade | Produção BNDES | pt_BR |
dc.relation.references | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1313 | - |
dc.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
Appears in Collections: | Produção BNDES - Artigos
|