Skip navigation



Title: Relatório de efetividade 2017: efetividade para um novo ciclo de crescimento econômico
Other Titles: Relatório de efetividade: efetividade para um novo ciclo de crescimento econômico
Authors: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área de Planejamento Estratégico. Departamento de Avaliação e Promoção de Efetividade
Keywords: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento
Brazilian Development Bank - Financing
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Avaliação
Brazilian Development Bank - Evaluation
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Influência
Brazilian Development Bank - Influence
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Indicadores
Brazilian Development Bank - Directories
Investimentos - Brasil - Análise
Investment analysis - Brazil
Desenvolvimento econômico
Economic development
Economia - Brasil
Economics - Brazil
Energia - Financiamento
Force and energy - Financing
Infraestrutura (Economia) - Brasil - Financiamento
Infrastructure (Economics) - Brazil - Financing
Indústrias - Brasil - Financiamento
Industries - Brazil - Financing
Criação de empregos - Brasil
Job creation - Brazil
Inovações tecnológicas - Brasil - Financiamento
Technological innovations - Brazil - Financing
Integração social - Brasil
Social integration - Brazil
Desenvolvimento sustentável - Brasil
Sustainable development - Brazil
Transportes - Brasil - Financiamento
Transportation - Brazil - Financing
Issue Date: 2018
Place: Rio de Janeiro
Resumo: Avaliar os resultados de uma organização é uma atividade cujo valor não reside nela própria. No caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ela busca potencializar a geração de desenvolvimento econômico e social a partir de projetos apoiados. Esse compromisso com a efetividade tem se traduzido em ações concretas, que são consolidadas e apresentadas no Relatório de Efetividade. O principal avanço recente foi a consolidação de um sofisticado Sistema de Promoção da Efetividade (SPE), que passou a vigorar a partir de 2018. Inspirado nas melhores práticas internacionais, ele foi idealizado para funcionar com três camadas distintas. A primeira camada cria um rito de avaliações sistemáticas. Elas serão feitas de forma contínua, ao longo do ciclo de concessão de crédito. Além de servir para explicitar os objetivos que levaram o BNDES a apoiar cada projeto, essa primeira camada servirá também para fortalecer o aprendizado organizacional. Para tanto, duas ferramentas passaram a ser utilizadas pelo BNDES para enquadramento e análise de projetos: a Tese de Impacto de Investimento em Projetos (Tiip) e o Quadro de Resultados (QR). A Tiip sistematiza os efeitos esperados de cada projeto priorizado pelo Banco por meio de uma análise qualitativa. A partir dessa tese de impacto, são elaborados os QRs. Eles servem para formalizar indicadores de eficácia e efetividade que devem ser apurados e monitorados sistematicamente para cada operação feita pelo Banco. Todo esse processo, tal como concebido no SPE, só entrará em plena operação a partir de 2018. Mas o atual Relatório de Efetividade já traz indicadores de eficácia que demonstram como os financiamentos do BNDES no período 2015-2016 se traduzem em entregas concretas para o desenvolvimento do país. No setor de geração de energia elétrica, o Banco contribuiu com mais de R$ 15 bilhões em financiamentos. Destacam-se aqui importantes investimentos em geração hidráulica, que resultaram no aumento absoluto da capacidade instalada em 7,3 GW. Na geração eólica, o país aumentou sua capacidade em quase 5,2 GW, sendo quase 4,6 GW (89%) financiados pelo BNDES. No setor ferroviário, os projetos apoiados pelo Banco no período 2015-2016 preveem a instalação de expressivos 1,5 mil quilômetros, ou 5% de toda a malha disponível no fim de 2014. Além disso, foram aprovados financiamentos a 586 locomotivas, o equivalente a 19% de todas em operação no fim de 2014.
Description: Introdução-- Um sistema de promoção de efetividade para o BNDES -- Os avanços recentes -- A Tese de Impacto de Investimento em Projetos (Tiip) -- Quadro de Resultados (QR) -- A economia brasileira no biênio 2015-2016 -- Esforço do BNDES: desempenho na perspectiva interna -- Participação no PIB e na formação bruta de capital fixo -- Desembolsos por prioridades corporativas -- Número de empresas apoiadas -- processo de monitoramento: os resultados da atuação do BNDES -- Infraestrutura (energia, logística e mobilidade urbana) e gestão pública -- Indústria, comércio e serviços -- Inovação -- Inclusão social e produtiva e sustentabilidade -- Mercado de capitais -- Geração ou manutenção de empregos -- Os impactos do BNDES -- O que são avaliações de impacto? -- Revisando as avaliações de impacto sobre o BNDES -- Avaliações automatizadas de impacto: o uso do Marvim -- Avaliações customizadas -- Balanço e perspectivas -- Detalhamento de avaliações do Marvim: casos selecionados do módulo de pareamento; Equipe técnica: Arthur Rezende (AP/DEAPE), Breno Albuquerque (AP/DEAPE), Daniel Grimaldi (AP/DEAPE), Débora Duque Estrada (AP/DEAPE), Fábio Roitman (AP/DEAPE), Guilherme Pereira (AP/DEAPE), Leonardo Santos (AP/DEAPI), Marcus Tortorelli (AP/DEAPE), Paulo Azzi (AP/DEAPE), Paulo Faveret (ACRI/DERI), Ricardo Martini (AP/DEAPE), Victor Pina (AP/DEAPE).
Citation: BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BRASIL). Área de Planejamento Estratégico. Departamento de Avaliação e Promoção de Efetividade. Relatório de efetividade 2017: efetividade para um novo ciclo de crescimento econômico. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. 173 p.
Type: Livro
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15145
Date Accessed: 2018-06-05T14:16:49Z
Date Available: 2018-06-05T14:16:49Z
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Appears in Collections:Produção BNDES - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-Efetividade-2017.pdf9.53 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15145
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.